Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Estamos preparados para vencer"

Por Sporting CP
04 Jan, 2024

​Sporting CP estreia-se em 2024 diante do GD Estoril Praia

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal estreia-se esta sexta-feira em 2024 (18h45), no Estádio José Alvalade, diante do GD Estoril Praia para a 16.ª jornada da Liga.

Na antevisão à partida, o técnico Rúben Amorim lembrou o excelente momento vivido pela formação canarinha, que deu a volta ao mau início de época e, já sob o comando técnico de Vasco Seabra, venceu o FC Porto por duas vezes, somando seis vitórias nos últimos oito duelos.

“O GD Estoril Praia tem marcado quatro golos em vários jogos e não tem sofrido, algo em que nós temos tido dificuldades. É uma equipa que não perde há quatro jogos, mas não é só a sua qualidade, os resultados e a confiança que temos de ter em conta. São uma equipa jovem e vão sentir-se à vontade em Alvalade porque muitos dos jogadores têm formação em clubes grandes. Além disso, sem a pressão de fugir aos últimos lugares, respiram de forma diferente”, começou por dizer o técnico em conferência de imprensa, continuando a análise ao nono classificado.

“São uma equipa muito bem trabalhada, com um treinador que já demonstrou que consegue fazer grandes trabalhos e ganhar a equipas grandes. A equipa está avisada, sabe de todos esses pormenores e que o GD Estoril Praia tem o [Rafik] Guitane, que é dos mais desequilibradores. Tem também miúdos no meio-campo com muito talento e o jogador com mais assistências no corredor direito [Rodrigo Gomes], que está a jogar como lateral num sistema parecido com o nosso. Essa informação foi toda dada, o tipo de movimentos de que eles gostam, como jogam contra os grandes e nos outros jogos e que dificuldades e forças têm. Estaremos preparados”.

O líder verde e branco foi depois questionado sobre se a indisponibilidade de Hidemasa Morita e Ousmane Diomande, ao serviço das selecções, tal como de Sebastián Coates, Jeremiah St. Juste e Iván Fresneda, lesionados, foram uma preocupação na hora de escolher as opções iniciais.

“Não me preocupa, temos condições para apresentar um onze de qualidade. Já sabíamos dessas ausências e obviamente não controlamos as lesões, mas estamos preparados e temos jogadores para vencer o jogo”, garantiu, destapando o véu quanto à recuperação do trio que está de fora devido a problemas físicos. “O St. Juste poderá voltar aos treinos ainda este mês, está muito melhor e a ficar sem dores. O Seba é o que está mais perto de voltar, ainda não estará amanhã mas poderá estar um pouco com o CD Tondela. Já o Fresneda volta em princípio em Fevereiro”.

Tendo em conta as carências no plantel, Rúben Amorim abordou também a possível utilização a titular do central de 20 anos Rafael Pontelo, que foi anunciado há dois dias como reforço de Inverno.

“Não vou dizer quem será titular, mas o Rafael está convocado e é opção pelo que pode jogar amanhã. Não vou dizer qual é o onze porque podia perceber-se quem poderia jogar e não vou dar nada ao Vasco Seabra”, frisou sorridente, adoptando a mesma estratégia relativamente a Eduardo Quaresma ao ser confrontado com a possível titularidade do central como arma para travar a velocidade do ataque rival. “Não vou dizer se ele é opção, mas é muito forte nos duelos 1x1 e também nesse aspecto. Tem trabalhado bem e estado reservado, o que é bom”, sublinhou.

Rúben Amorim foi ainda convidado a comentar a evolução na presente temporada de Mateus Fernandes, médio de apenas 19 anos que está emprestado ao GD Estoril Praia pelo Sporting CP – pelo que não poderá ser utilizado neste jogo - e tem vindo a destacar-se, somando 16 jogos.

“No início, a nossa ideia não era emprestar o Mateus, mas com o desenrolar da pré-época percebi que podia ter poucos minutos. Achei que ele estava até mais crescido do que o Dário [Essugo], não tinha dúvidas nenhumas de que ia para um clube e ia impor-se até pela sua personalidade. Ou ficávamos com o Mateus e salvaguardávamos as lesões, ou arriscávamos um pouco e deixávamo-lo sair para crescer e voltar ao Sporting CP. O crescimento dele é natural e, se continuar com este rendimento, vejo-o claramente a ficar no Sporting CP no próximo ano”.