Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mariana Cabral: "Começa tudo do zero"

Por Sporting CP
05 Jan, 2024

Leoas recebem este sábado, às 15h00, o CA Ouriense

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado o CA Ouriense, na jornada 21 da Liga, a primeira deste ano, após uma paragem que englobou as férias de Natal e que pelo meio teve uma acção de team building, para um 2024 que lança agora novos desafios às Leoas orientadas por Mariana Cabral.

“Tivemos duas semanas um bocadinho separadas, faz parte, com toda a gente e repor energias e depois, no regresso, o importante não é só a parte física, mas também a parte psicológica de voltar a unir toda a gente para o grupo. Essas actividades também fazem parte daquilo que planeamos para a equipa. Não é só dentro do campo, fora do campo aquilo que acontece também é muito importante”, referiu a treinadora em declarações aos meios de comunicação do Clube.

A melhor série da temporada e dez jogos consecutivos sem perder são números que ilustram um excelente momento de forma para dar continuidade em 2024, até porque o conseguido já ficou para trás, alertou: “Começa tudo do zero, novamente, estivemos muito tempo paradas, sem treinar e sem jogos oficiais e, portanto, o nosso trabalho agora é voltar ao ritmo, pôr toda a gente no mesmo nível, sabendo que temos não só um jogo, mas três jogos de uma assentada numa semana. É importante estarmos rapidamente a um nível que nos permita dar resposta a estes três jogos e dar resposta a duas competições diferentes na mesma semana”.

Numa análise mais detalhada ao CA Ouriense, Mariana Cabral deu menos importância à classificação da equipa de Ourém (11.º lugar, com cinco pontos) e mais ao valor do adversário deste sábado. “O CA Ouriense não está numa boa posição na tabela, mas tem uma equipa com qualidade, tem jogadoras com qualidade - algumas delas formadas aqui no Sporting CP - e não tem qualquer tipo de responsabilidade, vem jogar aqui o jogo pelo jogo. Nós, sim, temos a responsabilidade de dominar o jogo, de voltar ao período em que estávamos a fazer as coisas bem tanto a atacar como a defender e ganhar o jogo, que é claramente o objectivo. Precisamos de voltar ao ritmo, as coisas não entram logo no ritmo mais alto à primeira e três dias depois temos novo jogo. Temos de balançar todos estes factores, é o contexto em que estamos, mas, independentemente do contexto, é um jogo para ganhar”, referiu.

Mariana Cabral formulou ainda o desejo para 2024, com um sinal de alerta. “O Sporting CP campeão, não há dúvida nenhuma, e todos os outros troféus. É para isso que trabalhamos. Desejos, podemos tê-los, temos de ter também o desejo de trabalhar todos os dias ao mais alto nível, não facilitar. Por vezes é nos momentos em que achamos que tudo está mais fácil ou que vai ser mais fácil que facilitamos e somos nós próprias o nosso maior adversário, o que não não pode ser. Jogamos contra nós para sermos melhores, mas temos também de saber que as adversárias também jogam e temos de estar sempre alerta para ganhar os jogos”, concluiu.

A defesa-central Andrea Norheim também projectou o jogo frente ao CA Ouriense, que assinala o arranque oficial no ano de 2024: “Vai ser um bom primeiro jogo do ano para nós e para o regresso após a pausa de Natal e de Ano Novo. Acredito que será bom para entrar outra vez e ter boas sensações. Sentimo-nos bem, regressámos com boas energias da paragem, todas estão felizes e será bom regressar”.

A norueguesa quer continuar a contribuir para o colectivo e os 11 jogos já realizados são marca para continuar a fazer crescer. “Temos de continuar assim, tentar continuar invencíveis. Estou feliz por estar a jogar e espero continuar a fazer muitos jogos e contribuir para a equipa”, considerou, formulando ainda o principal desejo para 2024: “Ganhar a Liga, é para isso que trabalhamos”.

Andrea Norheim falou também da acção de team building que aconteceu nos últimos dias do ano de 2023 e que contribuiu para fortalecer os laços de união do grupo: “Foi muito divertido fazer uma actividade fora do futebol, pensar em algo fora do futebol e foi muito bom para a equipa”.