Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Fomos eficazes no momento-chave"

Por Sporting CP
11 Fev, 2024

Reacção do treinador do Sporting CP à vitória sobre o SC Braga

Rúben Amorim mostrou-se naturalmente satisfeito com a goleada imposta ao SC Braga (5-0), falando num triunfo justo, fruto de muita eficácia.

“Estamos num excelente momento, mas o importante para mim, além de festejar as vitórias, de estar contente com o rendimento deles e de não sofrer golos, é olhar para cada jogo e perceber a história que teve. Da mesma forma que dissemos que a derrota na Taça da Liga foi totalmente injusta, com um resultado enganador, também acho que hoje a vitória foi claramente justa, mas o resultado é muito pesado para aquilo que aconteceu. Portanto, a minha grande preocupação é dar muito mérito aos jogadores, e quero que eles estejam muito felizes, mas amanhã começar a perceber o que acontece a cada jogo: o que aconteceu no início da segunda parte, como é que chegámos ao 5-0 e porque é importante não sofrermos golos”, começou por dizer o treinador verde e branco, elogiando o apoio do Sportinguistas: “Ajudam-nos muito. No ano passado, mesmo quando estávamos a jogar bem, mas falhávamos uma oportunidade, a equipa ficava muito nervosa e agora é ao contrário. Mesmo que se falhe uma oportunidade, toda a gente no estádio sente que a equipa vai criar mais oportunidades e vai marcar mais golos e isso é muito bom sinal”.

O certo é que, diante do SC Braga, o Sporting CP esteve sempre na frente do marcador e a controlar, ainda que nos primeiros 20 minutos da segunda metade a formação visitante tenha ameaçado reduzir e reentrar na partida. Nessa altura, Rúben Amorim ficou em alerta: “O jogo tornou-se muito mais complicado e eu, como treinador, obviamente que estava preocupado porque estávamos a falhar na primeira fase de pressão e foi assim que fizemos os golos e controlámos na primeira parte. Se numa das jogadas em que nos empurraram para a nossa área a bola entra, o jogo seria completamente diferente, mas fomos nós a fazer isso ao SC Braga. No entanto, neste jogo e ao contrário de outros, fomos eficazes no momento-chave e tivemos a sorte do jogo”.

Questionado sobre se o Sporting CP merece ser Campeão Nacional pelo que fez até este momento, Rúben Amorim referiu que ainda é cedo para falar sobre o título: “Isso é completamente irrelevante. Até às 20 jornadas, houve fases em que uma equipa jogou melhor, outras pior. Como aconteceu no jogo de hoje, acho que fomos melhores na primeira parte e durante 20 minutos da segunda parte eles estiveram melhor, mas nós fizemos os golos e matámos a mente e o corpo do SC Braga. Por isso, volto a dizer, é completamente irrelevante quem merce ser campeão à 21.ª jornada. O importante é chegar ao fim campeão”.

O treinador Leonino falou ainda sobre Francisco Trincão, dizendo que, nesta altura, “está mais forte fisicamente, mais irreverente e, principalmente, mais perto da confiança que tinha [quando saiu do SC Braga para o FC Barcelona]” e falou ainda sobre Eduardo Quaresma, que hoje, tal como o extremo, também marcou numa jogada pouco comum: “Já o vimos fazer estas coisas, é muito dele e faz isto desde miúdo. Portanto, não tem nada a ver com o treinador. É muita capacidade dele e a qualidade que tem quando carrega a bola, que é muita”.