Empate na Luz
10 maio, 2025
Decisões do título adiadas para a última jornada
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este sábado, a um golo em casa do SL Benfica para a 33.ª jornada da Liga Portugal. Assim, as decisões quanto ao Campeão Nacional ficam adiadas a próxima e última jornada.
O apoio Sportinguista sentiu-se ainda na Academia Cristiano Ronaldo, assim como no trajecto do autocarro e, claro, no próprio recinto de jogo, onde milhares de Leões e Leoas apoiaram de forma bem audível ao longo dos 90 minutos. Em campo, Rui Borges operou duas alterações, colocando Ousmane Diomande e Morten Hjulmand nos lugares de Jeremiah St. Juste e Hidemasa Morita.
O início do dérbi não podia ser melhor, uma vez que o Sporting CP inaugurou o marcador logo aos quatro minutos: Pedro Gonçalves lançou Viktor Gyökeres na esquerda e este, rodeado por vários adversários, trabalhou muito bem antes de assistir Francisco Trincão, que finalizou com força e pontaria. Explosão de alegria no sector visitante e silêncio no resto do estádio.
O SL Benfica reagiu com um remate de Di María a passar perto, mas era o Sporting CP quem estava melhor no jogo. De livre directo, Francisco Trincão colocou a bola com perigo na área, mas a defesa cortou para canto. No lance seguinte, Maxi Araújo cabeceou com perigo.
O jogo foi ficando mais equilibrado e, aos 28', foi a vez de Rui Silva brilhar com uma grande intervenção no frente-a-frente com Kerem Aktürkoğlu, ainda que o turco estivesse em posição de fora-de-jogo não assinalada. Pouco depois, Di María voltou a tentar o golo, mas atirou por cima.
À meia-hora de desafio, um bom contra-ataque de Eduardo Quaresma encontrou Francisco Trincão, que por sua vez procurou Viktor Gyökeres, mas a defesa afastou para pontapé de canto. Geny Catamo, aos 35', rematou forte para Trubin defender.
A melhor ocasião depois do golo pertenceu ao Sporting CP, que foi a melhor equipa do primeiro tempo. Desta vez foi Viktor Gyökeres a obrigar Trubin a trabalhar, com Pedro Gonçalves, na recarga, marcar mesmo, mas João Pinheiro assinalou falta do avançado sueco.
Ao intervalo, 0-1 para os Leões.
Como esperado, o SL Benfica voltou com vontade de rumar os acontecimentos no início da segunda parte. Mesmo sem criar grandes oportunidades, teve mais bola e começou a aproximar-se da área verde e branca. Pavlidis, por exemplo, rematou desviado para canto e Kerem Aktürkoğlu falhou o alvo por muito.
Em jeito de resposta, Rui Borges trocou Zeno Debast por Hidemasa Morita aos 57', mas o SL Benfica conseguiu mesmo chegar ao empate aos 63' por intermédio de Kerem Aktürkoğlu.
Aos 71', foi a vez de Geovany Quenda substituir Pedro Gonçalves, enquanto o SL Benfica, mesmo sem estar de perto de voltar a marcar, tinha mais bola e ia empurrando o Sporting CP para a sua área. A 15 minutos do fim, Francisco Trincão atirou de longe para fora e, imediatamente a seguir, Pavlidis acertou no poste de Rui Silva.
Os Leões conseguiram equilibrar o encontro, que por esta altura estava mais lento e partido, e aos 81' foi a vez das saídas de Maxi Araújo, Eduardo Quaresma e Francisco Trincão para as entradas de Matheus Reis, Jeremiah St. Juste e Conrad Harder.
Aos 84', Viktor Gyökeres avançou muitos metros no terreno até atirar e Trubin defender. Nesta fase, até era o Sporting CP a estar por cima do dérbi e a ficar mais perto de criar perigo.
No entanto, o resultado não sofreu mais alterações.
O Sporting CP tem, agora, a hipótese de conquistar o Bicampeonato na próxima jornada, recebendo o Vitória SC no Estádio José Alvalade.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Eduardo Quaresma (Jeremiah St. Juste, 81'), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morten Hjulmand [C], Zeno Debast (Hidemasa Morita, 57'), Maxi Araújo (Matheus Reis, 81'), Francisco Trincão (Conrad Harder, 81'), Pedro Gonçalves (Geovany Quenda, 71') e Viktor Gyökeres.