Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Os jogos da Taça são sempre diferentes"

Por Sporting CP
21 Nov, 2025

AC Marinhense é o obstáculo na quarta eliminatória da Taça de Portugal

Após a pausa de selecções, o regresso à acção dá-se com a Taça de Portugal como palco. No Estádio José Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting CP vai receber o AC Marinhense, este sábado (18h00), em jogo referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Na véspera da partida, Rui Borges, treinador dos Leões, compareceu em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo para perspectivar o embate com o emblema da Marinha Grande, actual 12.º (de 14) classificado da série C do Campeonato de Portugal, prova do quarto escalão nacional.

Abordagem à partida frente a adversário de escalão inferior
“Olho com respeito, apesar dos seus problemas internos [processo disciplinar e afastamento do técnico Rui Sacramento] e desportivos [há quatro jogos sem vencer], porque os jogos da Taça são sempre diferentes. Eu já estive do outro lado, em clubes de escalão inferior, e sei bem o quão motivante é defrontar uma grande equipa, principalmente os Campeões Nacionais. O AC Marinhense vai estar comprometido para tentar dificultar-nos a tarefa, mas a nós resta-nos uma exigência máxima no compromisso, na concentração e, acima de tudo, muito rigor. Temos de nos focar no que podemos controlar, entrar fortes e com zero facilitismo, porque esse é o maior respeito que podemos ter pelo adversário.”

Espaço para Salvador Blopa e para os últimos internacionais regressados?
“Nunca digo o ‘onze’ e não vou fugir à regra, mas o Blopa e o Luis [Suárez] estão convocados para o jogo. O Maxi Araújo não, por castigo [expulso frente ao CD Santa Clara]. Dentro do que podemos fazer, com alguns condicionalismos num ou outro jogador, vamos com os jogadores disponíveis e mais fortes para defrontar o adversário.”

Foco nos jogos que se avizinham e não no próximo mercado
“Muito sinceramente, não penso mesmo no mercado de Janeiro, mas sim no mês bastante intenso de jogos que vamos ter. O meu foco é esse. Vamos ter jogos importantes de Champions que podem definir a continuidade na prova e jogos importantes para o Campeonato, onde queremos ser primeiros. O Sporting CP tem uma estrutura muito grande e forte, por isso estou muito tranquilo. De certeza que estaremos preparados para o mercado de Janeiro. Feliz pelo plantel que temos e pela resposta que tem dado.”

O ponto de situação dos lesionados ‘Pote’, Ioannidis e João Simões
“’Pote’ penso que é mais curto [o tempo de recuperação], nos próximos dias poderá estar apto, o Ioannidis pode ser mais longo, mas não posso precisar. O Simões está fora do jogo de amanhã.”

Alisson Santos pronto para assumir vaga de ‘Pote’?
“O Pedro Gonçalves tem tido, se calhar, o melhor arranque de época dele e espero que volte rápido. O Alisson está preparado como outros, como o Quenda, Geny e o próprio Rodrigo [Ribeiro], que tem treinado nessas zonas. São jogadores preparados para dar resposta. Na época passada, desde que cheguei, jogamos com Quenda e Geny e fomos campeões. Este ano temos o Alisson com características diferentes, está no seu crescimento e tem dado uma resposta enorme. Poderá ter a sua oportunidade em algum momento.”

Rumores sobre a saída de Hidemasa Morita
“É um grande jogador e está em final de contrato, portanto é natural que falem dele para muitos sítios. Eu olho para ele e vejo que tem crescido e está muito feliz no dia-a-dia. É um jogador que admiro muito e acho que nos vai ajudar imenso até ao final da época.”

Gestão física de Morten Hjulmand pós-selecção
“Amanhã não vai estar em jogo para fazer alguma gestão. É um jogador muito importante e tem tido um crescimento fantástico. Está numa forma muito boa e isso é explícito no crescimento da equipa nos últimos jogos. Até pelo que foram os seus jogos na selecção optamos por precavê-lo um bocado, porque vem aí um mês e meio de jogos muito exigente e precisamos dele no melhor nível. [Está] Triste por não ter conseguido o apuramento directo [para o Mundial] com a sua selecção, mas já focado na exigência Sporting CP e, depois, no momento certo, no play-off para estar no Mundial. Tem uma mentalidade muito positiva e madura, por isso é capitão sendo tão jovem. Senti-o focado para os nossos jogos, porque não há tempo para lamentar nada. Neste momento, quer jogar e voltar a ganhar. Tem uma ambição muito grande e é um grande líder.”