Não faltou inspiração a Daniel Bragança
11 Abr, 2026
Leões vencem o CF Estrela da Amadora com tento solitário do médio (0-1)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o CF Estrela da Amadora por 0-1, em jogo da 29.ª jornada da Liga Portugal. Num encontro com poucas oportunidades de golo, valeu a atitude de toda a equipa e a inspiração de Daniel Bragança, que desde o regresso à competição mostra uma invulgar veia goleadora e voltou a ser decisivo.
Para a curta deslocação à Reboleira, Rui Borges fez quatro mudanças em relação à equipa que, durante a semana, defrontou o Arsenal FC. O técnico verde e branco apresentou, assim, uma renovada dupla de centrais, com Zeno Debast e Eduardo Quaresma no centro da defesa, e, no miolo, apostou em Morten Hjulmand e Daniel Bragança.
Numa noite muito ventosa e fria, com a sensação térmica a chegar perto dos 0ºC, os primeiros minutos no Estádio José Gomes correram sem grande história ou incidências a assinalar: os verdes e brancos, com bastante bola mas pouco espaço, foram rondando a baliza do ex-Leão Renan Ribeiro, mas sem conseguir criar ocasiões claras para importunar o guardião brasileiro.
Tanto que o primeiro remate da partida, aos oito minutos, pertenceu mesmo à equipa da casa. Numa jogada em velocidade pela esquerda, Ianis Stoica deixou vários adversários para trás e centrou para a entrada da área, onde Eddy Doué apareceu sozinho, mas sem pontaria, e disparou muito por cima do alvo.
O Sporting CP continuou ‘por cima’, apesar do susto, mas, a pecar no último passe, só aos 19 minutos conseguiu ultrapassar a cerrada defensiva tricolor e finalizar uma jogada: Iván Fresneda, na direita, amorteceu de cabeça para a entrada da área e Francisco Trincão, bem colocado, rematou meio em força, meio em jeito, mas a sobrevoar o travessão.
A jogar contra o vento e uma imensa muralha no corredor central, os verdes e brancos tentaram apostar, sobretudo, na transição curta e na velocidade pelas alas para progredir no terreno, mas foi através de um lance de bola parada que, aos 29’, estiveram muito próximos de inaugurar o marcador. Francisco Trincão marcou o pontapé de canto na direita e Stefan Leković, a tentar o corte, só não introduziu a bola na própria baliza por milagre.

A crescer na partida, o Sporting CP continuou a tentar desbloquear caminhos para a baliza de Renan Ribeiro e foi pelo flanco esquerdo que, aos 34’, Maxi Araújo, a combinar bem com Morten Hjulmand, voltou a tentar desequilibrar a defensiva tricolor. Um corte providencial de Robinho, contudo, afastou novamente o perigo quando o uruguaio se preparava para rematar.
Com os visitantes instalados no seu meio-campo ofensivo, o CF Estrela da Amadora procurava surpreender no contragolpe e contou com a momentânea ‘ajuda’ de um inusitado 12.º jogador, um gato que invadiu o relvado e obrigou à interrupção da partida. Já de ‘onze para onze’, foram os outros felinos quem voltou a assumir o controlo, mas sem grande objectividade, e as equipas desceram mesmo para o descanso com um nulo no marcador.
Após uma primeira parte marcada por um intenso mas pouco concreto domínio - os dados estatísticos apontam, por exemplo, para 78% de posse de bola e sete cantos conquistados, mas apenas um remate enquadrado à baliza - os Leões regressaram para os segundos 45 minutos com Georgios Vagiannidis em campo.
No entanto, a história repetiu-se e, nos primeiros largos minutos do segundo tempo, o Sporting CP, em baixa rotação, continuou a sentir muitas dificuldades para ultrapassar a bem montada organização tricolor.
Era preciso dar um ‘pontapé no marasmo’ e foi de pé esquerdo que Daniel Bragança o fez: aos 59 minutos, Francisco Trincão galgou milhas pela direita, serviu o camisola 23 à entrada da área e o médio, com toda a intenção do mundo, rematou rasteiro para o fundo das redes e para o quinto golo da temporada.

Aos 66 minutos, Rui Borges voltou a mexer e, muito aplaudido pelas centenas de Sportinguistas presentes no estádio, Geovany Quenda - lado a lado com Hidemasa Morita – voltou a pisar um relvado de futebol. Após sensivelmente quatro meses ausente por lesão, o jovem de 18 anos até podia ter coroado o momento com um golo dois minutos depois, mas desmarcado por Luis Suárez na profundidade, não conseguiu receber bem o esférico.
Com o jogo mais aberto nesta fase, aos 70 minutos o CF Estrela da Amadora conquistou um pontapé de canto e, na sequência, Max Scholze, com uma autêntica bomba, obrigou Rui Silva a uma defesa importante, a segurar a ténue vantagem verde e branca.
Aos 79’, também o Sporting CP tentou selar o encontro com um fortíssimo remate de fora da área: Geny Catamo, à sua imagem, deambulou do corredor para o meio e, ainda longe da baliza, encheu o pé, mas acertou em cheio na barra da baliza de Renan Ribeiro.
Nos minutos finais da partida, os tricolores subiram linhas, à procura do tento da igualdade, mas os Leões deram uma cabal demonstração de maturidade e saber defender e, já com Ousmane Diomande e Rafael Nel em campo, seguraram mais três valiosos pontos na Liga Portugal.
Agora, as atenções viram-se para a viagem a Londres, onde, na próxima quarta-feira, o Sporting CP vai tentar inverter a eliminatória frente ao Arsenal FC e ‘carimbar’ o acesso às meias-finais da UEFA Champions League.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Zeno Debast, Pedro Gonçalves (Geovany Quenda, 67’), Geny Catamo (Rafael Nel, 90+4’), Francisco Trincão (Ousmane Diomande, 90+2’), Maxi Araújo, Iván Fresneda (Georgios Vagiannidis, 46’), Daniel Bragança (Hidemasa Morita, 67’), Morten Hjulmand [C], Eduardo Quaresma e Luis Suárez. Treinador: Rui Borges. Disciplina: cartão amarelo para Rui Silva (87’).