Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Leoas fecham primeira fase só com vitórias

Por Sporting CP
03 Jan, 2021

Triunfo difícil por 1-2 sobre o CS Marítimo

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o CS Marítimo por 1-2, na nona jornada e última da primeira fase da zona Sul da Liga BPI. Em crescendo numa partida exigente, as Leoas – já qualificadas - exibiram-se à altura e, graças aos golos de Nevena Damjanović (45’) e Carolina Mendes (68’), fecharam a primeira fase com chave de ouro.

O encontro começou equilibrado, mas com pouca acção perto das duas balizas. O Sporting CP ameaçou primeiro através de remates de fora da área, já a formação madeirense tentava aproveitar, sobretudo, as bolas paradas.

Aos 28 minutos, a lesão de Wibke Meister obrigou Susana Cova a fazer uma alteração forçada e promoveu a estreia de Mariana Rosa, mais uma jovem jogadora formada no Clube que chega à equipa principal.

Já depois da meia-hora, o Sporting CP assumiu as rédeas do jogo e somou várias oportunidades de golo. Primeiro, Tatiana Pinto em boa posição no interior da área não conseguiu finalizar. De seguida, por duas vezes, foi Carolina Mendes a ficar muito perto de inaugurar o marcador.

Em cima do intervalo, Carolina Mendes e Bárbara Santos, guardiã do CS Marítimo, voltaram a ser protagonistas. Na melhor oportunidade do encontro, o cruzamento de Ana Borges encontrou o cabeceamento de Carolina Mendes, travado pela guarda-redes adversária.

As Leoas estavam claramente por cima do encontro e, a fechar a primeira parte, Ana Borges foi derrubada dentro da área. Chamada a converter o pontapé de penálti, Nevena Damjanović atirou com classe para o merecido golo verde e branco.

No segundo tempo, o CS Marítimo entrou melhor e procurava chegar rapidamente à baliza de Inês Pereira, que ia sustendo as investidas adversárias. A partir da hora de jogo, o Sporting CP reequilibrou a partida e soltou-se na frente: primeiro, Carolina Mendes e, depois, Andreia Jacinto tiveram boas oportunidades para dilatar a vantagem.

As oportunidades sucediam-se em ambas as balizas, porém as defesas sobrepunham-se sobre os ataques. Contudo, aos 66 minutos tudo mudou. Depois de uma séria ameaça, defendida por Inês Pereira, no canto que se seguiu Suse Gomes cabeceou para o empate madeirense – resultado que daria ao CS Marítimo a passagem à próxima fase.

No entanto, as Leoas tinham planos diferentes. Logo de seguida, num ataque rápido, Joana Marchão cruzou rasteiro para o golo de Carolina Mendes, que colocou o Sporting CP de novo na frente do marcador e fechou o resultado do encontro.

Com este resultado, o grupo de Susana Cova fechou a primeira fase no primeiro lugar e com um registo imaculado de nove vitórias em nove jogos, seguindo para a fase de apuramento de campeão.