Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Estreia triunfal na Liga BPI

Por Sporting CP
05 Set, 2021

Leoas somam os três pontos na Madeira (0-2)

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o CS Marítimo por 0-2 na primeira jornada da série Sul da Liga BPI.

Após a conquista da Supertaça (0-2 ao SL Benfica) para iniciar 2021/2022, seguiu-se a estreia Leonina no campeonato e a formação verde e branca voltou a ganhar e de novo sem sofrer golos. Comparativamente ao onze utilizado na Supertaça, a treinadora Mariana Cabral optou por realizar duas mudanças para o jogo na Madeira, colocando Joana Marchão e Bruna Lourenço nos lugares que tinham sido de Alícia Correia e Carolina Beckert, respectivamente.

Com a mira na baliza adversária, o Sporting CP entrou com tudo e seria recompensado à passagem do quarto de hora de jogo. A médio Andreia Jacinto recebeu, perfilou-se e ainda longe da baliza atirou para um verdadeiro golaço, inaugurando o marcador (0-1). Antes disso, Joana Martins, de livre directo, e Brenda Pérez, com uma bola ao poste, já tinham mostrado ao que vinham.

O primeiro remate enquadrado das insulares chegaria depois, aos 19 minutos, mas Doris Bačić, cara nova para 2021/2022, mostrou-se atenta na baliza Leonina. O CS Marítimo tentava esboçar uma reacção, mas a central do Sporting CP - e também reforço - Melisa Hasanbegović destacava-se pelo seu posicionamento, travando quaisquer investidas locais. O 0-1 seguiu, assim, para o segundo tempo. 

Nos instantes iniciais do reatamento, o conjunto de Mariana Cabral assumiu de novo a posse de bola com paciência e explorava sobretudo os corredores laterais, onde subiam as velozes Ana Borges pela direita e Diana Silva pela esquerda. Tal como na primeira parte, as melhores oportunidades pertenceram a Joana Martins e Brenda Pérez, mas novamente sem sucesso.

O domínio verde e branco continuou, mas também a avançada Marta Ferreira, que dispôs de duas boas situações, não conseguiu aumentar a vantagem. Contudo, a dois minutos dos 90’, a resistência insular cairia finalmente. Numa jogada de grande envolvimento colectivo que passou por todos os sectores - através de passes curtos - e pelos pés de várias jogadoras Leoninas, Diana Silva, por fim, correspondeu de forma certeira ao passe preciso de Rita Fontemanha.

O 0-2 sentenciou o encontro e colocou os primeiros três pontos em disputa na Liga BPI na bagagem da equipa de Mariana Cabral. A partida na Madeira marcou ainda a estreia de Leão ao peito da recém-contratada Chandra Davidson, que entrou em campo aos 78 minutos.

Na segunda jornada, as Leoas jogarão pela primeira vez em casa, recebendo o rival SL Benfica no próximo dia 26 de Setembro.