Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Rumo aos quartos-de-final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
12 Fev, 2022

​Leoas eliminam Valadares Gaia FC em jogo de sentido único

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, na tarde deste sábado, ao derrotar o Valadares Gaia FC por 1-0.

A treinadora Leonina Mariana Cabral promoveu seis alterações em relação ao onze titular apresentado na última partida, com destaque para a estreia de Leão ao peito de Hannah Seabert, guarda-redes norte-americana que chegou a Alvalade durante o mês de Janeiro.

Numa primeira parte de sentido único, as Leoas protagonizaram uma entrada muito forte e exibiram-se sempre bastante subidas no terreno, dominando por completo em todos os capítulos. Do outro lado, as visitantes somaram apenas um par de transições para o ataque, sem nunca conseguir criar perigo, limitando-se a tentar suster as investidas ofensivas Leoninas.

Apesar do ascendente demonstrado pela turma da casa ao longo dos primeiros 45 minutos, a falta de eficácia revelou-se um osso duro de roer. Chandra Davidson foi a primeira a ficar perto de marcar com um cabeceamento que saiu ao lado da baliza, repetindo a dose pouco depois com mais dois remates que, desta feita, encontraram pela frente a guarda-redes Erin Seppi. Além da canadiana, também Ana Teles e Fátima Pinto tentaram a sorte, mas sem sucesso.

Na segunda parte, a tónica do jogo manteve-se, com o Sporting CP a insistir no ataque em busca do golo da vantagem. Ana Teles deixou o primeiro aviso, com um remate de fora da área defendido pela guarda-redes, seguindo-se um disparo da autoria de Fátima Pinto que falhou o alvo e, pouco depois, nova tentativa de Ana Teles, uma das mais inconformadas com o nulo.

Após o Valadares Gaia FC ter feito o único remate à baliza em todo o jogo, travado com segurança por Hannah Seabert, Mariana Cabral refrescou a frente de ataque com as entradas de Diana Silva, Ana Borges e Neuza Besugo para dar mais velocidade e pulmão no último terço.

Na recta final a tendência manteve-se, com o Sporting CP a dispor de boas ocasiões, mas desta vez conseguiu finalmente marcar. Na sequência de um livre lateral batido por Ana Teles, aos 74 minutos, a central Melisa Hasanbegović subiu mais alto na área e cabeceou de forma certeira para o 1-0, estreando-se a marcar de Leão ao peito num momento crucial do duelo.

Mesmo na dianteira, o conjunto de Alvalade nunca deixou de ensaiar saídas prometedoras para o ataque e, até ao final, podia mesmo ter dilatado o resultado. Diana Silva beneficiou de duas boas oportunidades, mas acabou por não concretizar e o resultado não sofreu mais alterações.

As Leoas voltam a entrar em acção apenas no dia 27 de Fevereiro, na deslocação ao terreno do SC Braga, depois de cumprida uma paragem competitiva para os compromissos das selecções.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Melisa Hasanbegović, Carolina Beckert, Mariana Rosa (Ana Borges, 65’), Alícia Correia, Fátima Pinto [C], Joana Martins (Inês Gonçalves, 90’), Brenda Pérez, Mariana Larroquette (Diana Silva, 65’), Ana Teles (Rita Fontemanha, 81’) e Chandra Davidson (Neuza Besugo, 65’).