Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Adeus ao campeonato com um empate

Por Sporting CP
22 maio, 2022

Divisão de pontos em Torres Vedras (0-0)

Já com o segundo lugar confirmado, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal disputou, este domingo, a 14.ª - e última - jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional, encerrando-o com um empate em casa do SCU Torreense (0-0).

Depois de um jogo com ataques pouco inspirados, de domínios alternados e com a guardiã local a fazer uma exibição de mão cheia, as Leoas empataram pela primeira vez nesta fase final. Com pouco em jogo para os dois emblemas, a treinadora Mariana Cabral aproveitou a partida para continuar a dar minutos a mais jovens jogadoras, lançando a guarda-redes Carolina Jóia e as jogadoras Carolina Beckert, Vera Cid, Mariana Rosa e Alícia Correia no onze titular – no decorrer do jogo Andreia Bravo, de 17 anos, estreou-se na equipa principal.

Muito pressionantes desde o apito inicial, as Leoas foram somando recuperações no meio-campo adversário e foram monopolizando a posse de bola. Fruto desse domínio inicial, antes dos dez minutos, Diana Silva teve nos pés a primeira oportunidade Leonina, mas o 'chapéu' saiu largo e por cima da baliza. Por sua vez, a organizada formação da casa foi-se mostrando no ataque de forma consecutiva através de transições, mas também sem sucesso – Jóia em bom plano.

Já depois da meia hora, a equipa verde e branca refez-se com as rédeas do encontro e Joana Marchão fiocu perto de inaugurar o marcador: recebeu e arrancou da esquerda para dentro da área com um só toque, mas a finalização saiu desenquadrada. Ainda antes do intervalo, Ana Teles e Rita Fontemanha tentaram a sua sorte de longe, mas a guardiã Ana Rita Oliveira sacudiu ambas as tentativas e o nulo seguiu para os segundos 45 minutos.

De imediato, Diana Silva e Carolina Beckert dariam lugar a Neuza Besugo e a Andreia Bravo, com esta última a estrear-se na equipa principal das Leoas com 17 anos – a décima esta época. Depois de um reatamento morno, com vários remates de longe, sobretudo do Sporting CP, chegou um aviso sério por parte do SCU Torrense, que através de Paloma Lemos acertou na trave.

Na resposta, à passagem da hora de jogo, Fátima Pinto teve tudo para fazer o 0-1, mas falhou o cabeceamento em zona privilegiada – a seguir seria substituída pela jovem Joana Dantas. Ana Rita Oliveira, por sua vez, continuou a rubricar uma boa exibição, impedindo desta vez o golo a Neuza Besugo - remate forte e colocado - e depois, por duas vezes, a Joana Marchão.

Para continuar à procura do golo, Mariana Cabral deu entrada também a Chandra Davidson e a Inês Gonçalves e as Leoas acabaram o jogo a cercar a baliza adversária, no entanto o caminho para a vitória ficaria por descobrir nesta última jornada.

Atingidos os 31 pontos (10V 1E 3D), as Leoas fecham o campeonato no segundo lugar, tendo sido o conjunto mais concretizados da fase final (40 golos marcados). Agora, para a equipa feminina do Sporting CP segue-se a final da Taça de Portugal, agendada para as 17h15 de sábado, frente ao FC Famalicão, onde as Leoas procurarão fechar a época com a conquista de um troféu que escapa desde 2017/2018.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Mariana Rosa (Chandra Davidson 75'), Carolina Beckert (Andreia Bravo 46'), Melisa Hasanbegović, Alícia Correia, Joana Marchão (Inês Gonçalves 82'), Fátima Pinto (Joana Dantas 65'), Rita Fontemanha [C], Vera Cid, Ana Teles e Diana Silva (Neuza Besugo 46').