Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Regresso a casa e aos triunfos

Por Sporting CP
29 Jan, 2023

Sangue novo na segunda parte resolveu diante do CA Ouriense (4-1)

De regresso à Liga, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o CA Ouriense por 4-1 no jogo da 12.ª jornada.

Depois de quatro jogos fora, as Leoas voltaram a casa para voltar a sorrir com um regresso aos triunfos. O golo de Ana Teles até deu um bom início a uma renovada equipa verde e branca, mas a vitória só ficaria confirmada na segunda parte, com as recém-entradas Cláudia Neto e Diana Silva (‘bis’) a marcarem, anulando o golo do empate - de penálti – do CA Ouriense em cima do intervalo.

Para enfrentar o sétimo classificado, a formação verde e branca apresentou-se com muitas mudanças no onze titular, sendo que só Carolina Beckert, Fátima Dutra, Joana Martins, Chandra Davidson e Ana Capeta voltaram a ser aposta, comparativamente às opções iniciais no último encontro, no Seixal. Por sua vez, a guardiã Carolina Jóia, Rita Fontemanha, Maiara Niehues, Vera Cid, Ana Teles e Maria Ferreira também foram titulares.

Desde o apito inicial, as Leoas assumiram logo um maior controlo da bola, mas as ocasiões de golo rarearam nos vinte minutos iniciais. Ainda assim, foi por muito pouco que, a seguir, Chandra Davidson – principal agitadora – não conseguiu o desvio decisivo à boca da baliza a um cruzamento rasteiro de Ana Capeta.

Ora, seria graças a uma dessas arrancadas de Chandra pela direita que chegaria o golo verde e branco, já perto da meia hora de jogo, saído de um remate colocado de Ana Teles desde o ponto de penálti após passe da canadiana.

No entanto, já depois de Capeta ter tido mais duas oportunidades, um pontapé de canto adversário resultou num pontapé de penálti para o CA Ouriense, que foi convertido por Jéssica Pastilha – embora Carolina Jóia tenha tocado na bola – para fixar o 1-1 que seguiu para o segundo tempo.

No reatamento, a toada da partida manteve-se, com o Sporting CP mais controlador, sem permitir veleidades à equipa de Ourém, mas continuando com alguma dificuldade para criar boas oportunidades - a melhor foi um cabeceamento por cima da trave de Chandra num pontapé de canto.

À procura da vitória, entraram de imediato Ana Borges, Diana Silva e Cláudia Neto e o impacto foi imediato e absolutamente determinante: a lateral cruzou, Chandra amorteceu para o coração da área e Cláudia Neto, recém-entrada, atirou para o fundo das redes, devolvendo a liderança no marcador às Leoas. Antes, só uma defesa do CA Ouriense tinha impedido, em cima da linha, o golo de Chandra a passe já de Ana Borges.

Daqui em diante, ao domínio territorial, o conjunto verde e branco ganhou mais acutilância ofensiva e melhores chegadas à área rival, embora sem sucesso na finalização para Chandra e Inês Gonçalves, na primeira bola que tocou após sair do banco.

Eficaz foi Diana Silva, que servida por Ana Teles aos 84’ e 90+3’ não tremeu no cara-a-cara com a guarda-redes e colocou, com um ‘bis’, um ponto final na história do jogo. Assim, também sem sobressaltos defensivos, o Sporting CP regressou às vitórias e atingiu os 26 pontos.

Na próxima jornada têm uma visita marcada ao Valadares Gaia FC.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Chandra Davidson (Inês Gonçalves 82’), Carolina Beckert, Rita Fontemanha [C], Maiara Niehues (Sofia Silva 82’), Fátima Dutra, Joana Martins, Vera Cid (Cláudia Neto 65’), Ana Teles, Maria Ferreira (Diana Silva 65’) e Ana Capeta (Ana Borges 65’).