Equipas femininas de sub-19 e sub-17 apresentaram-se ao trabalho
12 Ago, 2025
Momento de reencontro deu-se no Auditório Artur Agostinho
Aproxima-se o arranque da nova temporada também para os escalões femininos do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal e as equipas sub-19 e sub-17 já se apresentaram ao trabalho. O regresso, como é habitual, deu-se no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, onde equipas técnicas e respectivos plantéis se reuniram pela primeira vez em 2025/2026.
Sub-19
Quanto às juniores, Daniela Costa continua como treinadora principal - além de acumular o cargo de coordenadora técnica do futebol feminino de 11 na formação - e vai ter Samuel Bahia e Gabriel Marconi como adjuntos, enquanto a analista Francisca Ferreira, o treinador estagiário Gonçalo Xavier, a team manager Inês Rodrigues e a fisioterapeuta Catarina Lourenço completam a equipa técnica.
À margem da sessão de apresentação, Daniela Costa garantiu que estão "muito motivados para o que está por vir" e entusiasmados relativamente à nova ‘fornada’ de talento que têm em mãos. "O plantel é muito diferente do das últimas épocas. Temos várias jogadoras novas que chegam a Lisboa pela primeira vez e temos muitas expectativas nelas, até pelo que têm feito noutros clubes e nas selecções nacionais", perspectivou.
É o caso de Teresa Serpa Pinto, que aos 14 anos deixa a cidade do Porto para se juntar à formação do Sporting CP. É tudo novo, mas sente-se muito “feliz”, reconheceu a jovem centrocampista. "Estou ansiosa por começar esta nova época. Já conhecia algumas caras e são boas companheiras", referiu, mostrando-se segura do passo assumido.
"Sinto que é o sítio onde vou evoluir, ter oportunidades e chegar aonde quero chegar, ou seja, o futebol profissional. Além da equipa técnica, temos várias pessoas que nos ajudam a evoluir na parte da nutrição e da psicologia. São princípios muito importantes para o nosso futuro", acrescentou a jovem futebolista.
Por sua vez, Leonor Miranda, de 15 anos, já transita da época passada e também realçou que tem crescido “muito” de verde e branco. "Temos uma estrutura incrível que nos abre todas as portas e nós temos de as aproveitar", atirou, admitindo ainda que já tinha saudades do futebol.
"As férias são importantes, mas é sempre bom voltar para fazer o que mais gostamos. Temos de remar todas para o mesmo lado, com ambição, para fazer uma boa época", enalteceu Leonor Miranda.
Para todas elas, o escalão de sub-19 é um passo ainda mais perto do sonho e, por isso, exige mais a todas as jovens Leoas, lembrou, por sua vez, a técnica Daniela Costa. "Para quem continua connosco há mais responsabilidade e exigência ainda. Para quem chega de novo, vão ter a experiência de lidar diariamente com jogadoras que também estão na equipa B, muito próximas do nosso plantel profissional. Isso significa que cada vez há mais responsabilidade e queremos fazer o melhor possível na nossa Liga", traçou, lembrando ainda palavras de Aurélio Pereira: "Temos de trazer paixão pelo treino, pelo jogo e pela profissão. É um mote que chegará às jogadoras".
Isto porque "o primeiro objectivo é preparar as jogadoras para o contexto profissional”, apontou a treinadora, prometendo, além disso, uma equipa com ADN Sporting CP: “Queremos ser sempre competitivas e alcançar o máximo possível".
Ao seu lado, Daniela Costa terá um novo adjunto, Samuel Bahia, que vai estrear-se no cargo, além de ser técnico de desenvolvimento individual. "É um desafio novo e estou desejoso de o partilhar com esta equipa técnica e com as nossas jogadoras", referiu o técnico que traz experiência de outros contextos, como no futebol masculino, e conta ainda com vários anos de trabalho no Brasil.
"Neste momento [da formação], é fundamental dar novos estímulos às jogadoras e fazer com que evoluam cada vez mais. Neste escalão, as jogadoras começam a olhar para cima e essa mentalidade competitiva facilita o nosso trabalho", considerou Samuel Bahia, cara nova na equipa técnica.
Sub-17
Nas juvenis, Francisco Ferreira é o treinador numa equipa técnica que conta ainda com Alexandre Crespo (treinador-adjunto), Filipe Silva (treinador de guarda-redes), Alexandre Martinho e Gonçalo Valdez (treinadores estagiários), Gonçalo Alegria (analista), Catarina Lourenço (fisioterapeuta), Inês Vigário (psicóloga) e Mara Santos (team manager).
No final da apresentação, Francisco Ferreira garantiu que todo o grupo está "muito motivado". "Depois das férias e do descanso, as jogadoras estão recuperadas e cheias de energia. A pré-época é muito difícil, mas, aos poucos, vamos aumentando o nível para entrarmos na época da melhor forma", disse aos meios de comunicação Leoninos.
Para o técnico, o mais importante é deixar as caras novas "bem integradas": "Temos de explicar o contexto de estar no Sporting CP, o que o Clube valoriza, para perceberem que têm de ser leais, competentes, competitivas, agressivas, inteligentes, criativas. Se tiverem essas características, estarão muito bem integradas".
Sobre 2025/2026, Francisco Ferreira espera "uma época exigente". "A nossa equipa sub-17 vai competir numa divisão sub-19, pelo que as nossas jogadoras vão jogar contra atletas mais velhas. A pré-época tem de ter desafios e obstáculos para estarem preparadas", adicionou, lembrando que "praticamente todos os membros da equipa técnica já estavam no Clube, o que torna tudo mais fácil".
Por fim, o timoneiro do plantel revelou que as suas atletas "não são apenas suportadas pela equipa técnica que trabalha diariamente com elas". "Temos uma equipa multidisciplinar com departamentos de análise, psicologia ou nutrição. Todas as equipas têm importância no desenvolvimento delas, que podem recorrer a qualquer departamento. É importante que percebam que estão à vontade para tudo", concluiu.
Maria Alves, futebolista de 15 anos que vai para a terceira temporada de Leão ao peito, assegurou estar "muito ansiosa por mais uma época". "Nesta apresentação, falámos dos valores do Sporting CP e estamos preparadas para a próxima época. O Clube não se foca só no que fazemos em campo, mas também fora, como em áreas como a nutrição ou a psicologia", afirmou a jovem, que falou sobre as ambições para a época que se avizinha.
"Num clube como o Sporting CP é esperada a conquista de títulos, mas também queremos melhorar jogo a jogo, treino a treino, e ser uma equipa unida até ao final da temporada", considerou.
Francisca Magalhães, um dos reforços, destacou "o dia muito feliz" vivido no arranque de um novo passo na carreira.
"Conhecer as colegas é muito importante. Saí bastante da zona de conforto [ao passar a viver em Lisboa], mas só assim é que crescemos e evoluímos. É um grande passo", admitiu.
"É muito importante conhecer os treinadores e sentir que temos grande apoio do staff e de áreas como a psicologia ou a nutrição", continuou.