Micael Sequeira: "Queremos ir o mais longe possível"
18 Out, 2025
Leoas estreiam-se este domingo na Taça da Liga (14h00)
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal dá, este domingo às 14h00, o pontapé de saída na Taça da Liga, com uma deslocação ao terreno do Rio Ave FC, para disputar a primeira jornada da fase de grupos.
Na antevisão à partida, o treinador Micael Sequeira destacou a importância da competição e a ambição em lutar por um troféu que ainda falta no palmarés verde e branco.
"É uma competição como as outras: queremos ganhar, queremos ir o mais longe possível. E ir o mais longe possível é, de preferência, conquistar esse troféu que, infelizmente, o Sporting CP ainda não venceu. Esse é o nosso grande objectivo e, portanto, a motivação está em alta", afirmou o técnico, em declarações aos meios do Clube.
Micael Sequeira elogiou a organização e solidez defensiva da formação vilacondense, antevendo "muitas dificuldades".
"O Rio Ave FC ainda só sofreu um golo. É uma equipa muito compacta, agressiva e joga num campo tradicionalmente muito difícil, onde as condições atmosféricas costumam complicar ainda mais. Sabemos que será preciso um Sporting CP muito forte a todos os níveis", analisou.
Considerando que a equipa verde e branca atravessa "um bom momento", o treinador sublinhou a importância de manter a confiança, mas também a concentração.
"A equipa está motivada e confiante, mas temos de continuar. Falta muita competição e a exigência tem de ser máxima. Apesar de estarmos bem, não podemos relaxar nem cometer erros. É fundamental manter a concentração e o foco", alertou o técnico, que não poderá contar com Andreia Bravo e Miri O'Donnell, entregues ao departamento clínico, nem com Telma Encarnação, ainda em fase final de recuperação. Joana Martins e Ana Capeta, por sua vez, estão aptas e podem ser opção em Vila do Conde.
Micael Sequeira reagiu ainda à convocatória de quatro jogadoras do Sporting CP para a Seleção Nacional, deixando uma palavra especial a Érica Cancelinha, Maísa Correia e Carolina Santiago, que se estreiam na principal equipa das Quinas.
"Dar os parabéns às jogadoras que o conseguiram, com todo o mérito. Têm trabalhado bastante e o rendimento em jogo e em treino tem sido alto, por isso é uma consequência natural do que têm feito. Desde o primeiro dia que cheguei ao Sporting CP sabia que isto ia acontecer. Se não fosse por algumas lesões, teríamos ainda mais jogadoras convocadas", afirmou, com orgulho.
A fechar, o treinador Leonino comentou o sorteio da UEFA Women’s Europa Cup, que ditou o confronto com o Glasgow City FC nos oitavos-de-final da prova.
"É um adversário difícil, num campo e ambiente também exigentes. O Glasgow City FC é uma equipa muito forte e atlética, que ainda não perdeu nas competições internas, por isso a exigência vai ser máxima. À medida que se avança na prova já não há jogos fáceis. Temos de estar na máxima força, muito focados em todos os detalhes, porque acredito que temos condições para passar", concluiu Micael Sequeira.
Já Carolina Santiago mostrou-se "muito feliz" com a sua primeira chamada à equipa de Francisco Neto.
"É um sentimento de orgulho, fiquei muito feliz quando soube da notícia. Tenho um percurso na formação da Seleção e este ano está a correr-me muito bem. O ano passado estive emprestada ao Valadares Gaia FC, que também me ajudou no crescimento dentro de campo, a ganhar mais experiência e mais confiança. Estou obviamente muito feliz por estar de volta ao Sporting CP, por alcançar este objectivo com o Sporting CP e agora é desfrutar e aproveitar ao máximo esta oportunidade", referiu.
Também Érica Cancelinha falou sobre "um sonho tornado realidade". "Estou muito feliz. É um orgulho enorme, era um objectivo que tinha. É um sonho tornado realidade, tendo em conta também a minha formação nas camadas jovens. Vou aproveitar o momento para desfrutar, mostrar-me ao mister e ter mais visibilidade", afirmou.
Por sua vez, Maísa Correia sublinhou "uma notícia que qualquer jogadora quer e gosta de receber". "Estou muito feliz e orgulhosa. Tenho tido mais oportunidades no Sporting CP e quero agarrar-me a isso, dar continuidade ao bom momento na Seleção. Agora, é desfrutar e viver o momento", rematou.