Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Entrada com o pé direito

Por Sporting CP
01 maio, 2021

Sporting CP A goleia a abrir a Taça AFL

A equipa A do Sporting Clube de Portugal entrou da melhor forma na Taça AFL (Associação de Futebol de Lisboa) de sub-21 ao receber e vencer o SC Linda-a-Velha, este sábado, por 5-0 na Academia, em Alcochete. Nelson Pereira (dois), Isnaba Mané, Rodrigo Marquês e Mateus Fernandes apontaram os golos na primeira jornada da série 2 da competição.

Com muitos dos Leões presentes na ficha de jogo a terem a primeira competição da época (alguns jogaram na equipa sub-23), o Sporting CP entrou em campo com uma média de idades a rondar os 17 anos, mas tal facto não teve influência no decorrer da partida. Aliás, os visitados, orientados por Pedro Coelho, começaram a controlar assim que a árbitra Sílvia Lizeu apitou para o início do jogo.

A primeira situação de algum perigo chegou aos dez minutos, quando August Frobenius respondeu ao cruzamento de Mateus Fernandes com um cabeceamento para fora. Pouco depois, uma grande oportunidade: Samuel Justo colocou a bola em zona perigosa, no coração da área, e Nelson Pereira rematou, mas o guarda-redes Salvador Chagas defendeu para canto. O mesmo Nelson Pereira, ponta-de-lança muito interventivo que deu trabalho à defesa do SC Linda-a-Velha, rematou a seguir, mas para fora.

Por volta da meia-hora de encontro, August Frobenius voltou a aparecer para finalizar de cabeça, mas o guardião adversário apanhou com tranquilidade. Seguiu-se Mateus Fernandes, que não ficou longe de marcar de pontapé de canto directo. O mesmo Mateus Fernandes, aos 38 minutos, acertou em cheio no poste num forte remate rasteiro, naquela que foi, até então, a melhor ocasião para o Sporting CP inaugurar o marcador. Na resposta, o SC Linda-a-Velha teve a única oportunidade na primeira parte, mas Diogo Pinto defendeu com grande qualidade o remate de Vasco Tavares.

O emblema de Alvalade continuava a carregar e esteve perto do golo em duas ocasiões: primeiro foi Nelson Pereira a atirar para Salvador Chagas defender e depois foi Rodrigo Marquês, de livre directo, a não facturar por centímetros. Finalmente, em cima do intervalo, o Sporting CP chegou ao 1-0. Isnaba Mané cruzou a partir da esquerda, Rodrigo Marquês apareceu ao segundo poste e serviu, de cabeça, Nelson Pereira. Este último, no coração da área, rematou sem hipóteses e colocou a primeira bola no fundo das redes.

Se o golo inaugural apenas surgiu no final dos 45 minutos iniciais, o mesmo não se pode dizer do 2-0. Logo nos primeiros instantes, da segunda metade, Rodrigo Marquês atirou forte, Salvador Chagas defendeu e Nelson Pereira, na recarga, rematou cruzado para o 'bis' na manhã deste sábado. Entrada perfeita dos jovens Leões depois do descanso.

O SC Linda-a-Velha ameaçou aos 52 minutos, num lance confuso em que Diogo Pinto voltou a aparecer da melhor maneira, mas foi o Sporting CP a aumentar a contagem logo a seguir, quando Isnaba Mané, assistido por Samuel Justo, finalizou da melhor forma um contra-ataque verde e branco. Pedro Coelho fez, pouco depois, três alterações, colocando Diogo Ramos, Tristan Hammond e Danilo Luís nos lugares de Eduardo Barbosa, Samuel Justo e Nelson Pereira.

Danilo Luís teve mesmo duas boas ocasiões nos minutos que se seguiram à sua entrada, mas o 4-0, aos 66, foi da autoria de Rodrigo Marquês. Depois de ter sido importante nos outros tentos, o camisola 7 apareceu na área, após cruzamento rasteiro de Martim Marques, para, à segunda, apontar o quarto do Sporting CP.

O duelo estava resolvido, mas nem por isso o Sporting CP deixou de tentar o golo. O 5-0 foi mesmo anulado a Isnaba Mané por fora-de-jogo e David Monteiro, já nos dez minutos finais, não conseguiu finalizar com sucesso uma grande oportunidade dentro da área. O SC Linda-a-Velha ainda tentou o golo de honra, mas a tentativa de Adriano Biguane, aos 86 minutos, não acabou com a bola no fundo das redes de Diogo Pinto. Já em tempo de compensação, Mateus Fernandes rematou forte, com um desvio, para fora e, no lance seguinte, o médio fechou as contas em 5-0 com assistência de Isnaba Mané.

A equipa A do Sporting CP entrou, assim, muito bem na Taça AFL sub-21 e vai, na próxima jornada, visitar o SRD Negrais.

Sporting CP: Diogo Pinto [GR], David Monteiro, August Frobenius, Emanuel Fernandes [C], Martim Marques, Eduardo Barbosa (Diogo Ramos, 59'), Samuel Justo (Tristan Hammond, 59'), Mateus Fernandes, Rodrigo Marquês, Isnaba Mané e Nelson Pereira (Danilo Luís, 59').