Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Pedro Coelho: "Reforçar o regresso à competição"

Por Sporting CP
01 maio, 2021

Declarações depois da goleada imposta ao SC Linda-a-Velha (5-0)

No final do triunfo deste sábado por 5-0 sobre o SC Linda-a-Velha para a primeira jornada da série 2 da Taça AFL sub-21, Pedro Coelho, que orienta a equipa A do Sporting Clube de Portugal na competição, começou por destacar a importância do regresso à competição depois de mais de um ano de paragem.

"É importante felicitar a Associação de Futebol de Lisboa e a Federação Portuguesa de Futebol por, tão rápido, organizarem uma competição para os nossos jogadores. É importante, para os nossos jogadores, competirem com o SC Linda-a-Velha e o SC Linda-a-Velha competir com a nossa equipa. O futebol transmite que, aos poucos, estamos a voltar à normalidade e isso é o mais importante. Mais do que qualquer resultado", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP em Alcochete, partindo depois para a análise ao desafio.

"Alguma ansiedade nos primeiros minutos. Por mais que digamos aos atletas para se manterem calmos e tranquilos, é normal que haja alguma ansiedade. Há que desvalorizar isso. Depois, uma entrada forte no jogo, com circulação rápida e muitas oportunidades de golo. O nosso guarda-redes interveio bem e permitiu que nós fôssemos, com o 0-0, à procura do 1-0. Tínhamos a noção de que, após o primeiro golo, a equipa ia ficar mais calma. A segunda parte transmitiu um pouco isso, mas cedemos duas oportunidades de golo ao SC Linda-a-Velha que não podemos nem queremos ceder. Podíamos ter marcado mais golos, mas acima de tudo há que reforçar o regresso à competição, a qualidade que impusemos no jogo e a margem de progressão que temos daqui para a frente", lembrou.

O regresso à competição foi essencial para o crescimento dos atletas, mas o técnico explicou que o mais importante, nesta fase da formação, não é o resultado.

"Todos nós queríamos voltar a competir e à normalidade. O regresso aos treinos foi muito bom, com muita vontade dos jogadores. O Clube aposta em jogadores jovens para estas competições. Iniciámos o jogo com seis juvenis e outros tantos estão preparados para jogar. É sinal da qualidade que temos na nossa Academia. É importante olhar para o jogo e perceber o que temos de melhorar. Não interessa o resultado quando não fazemos as coisas bem. (...) O resultado será sempre a consequência daquilo que produzimos diariamente. Quanto a isso, os jogadores têm de estar muito mentalizados de que para atingirem os objectivos vão ter de lutar muito. Estão no Clube certo para atingir os seus objectivos, no entanto temos de criar diariamente a mentalidade positiva para serem cada vez mais fortes enquanto jogadores e enquanto equipa para atingirmos os objectivos que o Clube quer, que, neste momento, passam por competirmos com cada vez mais qualidade", afirmou.

Por fim, Pedro Coelho revelou que a formação do Sporting CP trabalha "para o presente com o olhar claro para o futuro". "Os jogadores sabem que têm de trabalhar todos os dias no máximo que as oportunidades vão surgir. As equipas do Sporting CP são jovens e temos muito talento internamente. Pode acontecer, num ou noutro momento, as coisas não correrem tão bem do ponto de vista competitivo, mas temos de estar mentalizados de que este é o caminho. Se perdermos hoje, vamos ganhar mais à frente. É isso que nos interessa do ponto de vista da formação: olhar para estas competições como aprendizagem, crescimento e evolução. Queremos ganhar, somos competitivos e isso faz parte do nosso Clube do nosso ADN. Quando não o conseguimos, olhamos para o jogo como uma aprendizagem grande e seguimos para o próximo treino. A mensagem que damos aos jogadores é essa: o próximo treino é o mais importante. (...) Há que trabalhar diariamente com qualidade e com a mentalidade certa e o futuro será deles, garantidamente", concluiu.

Rodrigo Marquês, que apontou um golo e foi importante noutros, também comentou o desfecho. "Foi um grande jogo. Entrámos um bocado ansiosos, como é normal na primeira jornada após muito tempo de paragem, mas ao longo do tempo fomo-nos soltando. Acabou por surgir um golo no final da primeira parte e a partir daí foi sempre a jogar", referiu.

"Já estávamos há muito tempo à espera disto. Só nós sabemos o que passámos e agora é continuar a evoluir e a trabalhar", adicionou o jovem Leão de 18 anos.