Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Vitória na Turquia

Por Sporting CP
19 Out, 2021

​Leões derrotam Beşiktaş JK por 1-3 na UEFA Youth League

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta terça-feira, o Beşiktaş JK por 1-3, no Ümraniye Belediyesi Şehir Stadi, recinto localizado na parte asiática de Istambul, na Turquia, em jogo referente à terceira jornada do grupo C da UEFA Youth League.
 
Constituída por atletas de vários escalões e idades, a turma Leonina deixou os primeiros avisos ainda antes de estarem decorridos dez minutos, com Lucas Dias a aparecer isolado na cara do golo, mas a atirar por cima. Logo a seguir, Youssef Chermiti permitiu a defesa do guarda-redes. 
 
Pouco depois, o juiz da partida mostrou cartão vermelho directo a Gilberto Batista, numa decisão muito polémica, o que obrigou o técnico Filipe Pedro a trocar Kiko Félix por Emanuel Fernandes e a reorganizar a equipa, que passou a actuar segundo um sistema táctico de 4-4-1. 
 
Mesmo reduzido a dez unidades, o conjunto verde e branco continuou sempre por cima no jogo e voltou a rondar a baliza pouco depois. Primeiro, Youssef Chermiti recebeu na esquerda e assistiu Lucas Dias, que rematou forte, mas à figura do guarda-redes. Depois, Gonçalo Esteves apareceu no mesmo flanco e, após tirar um adversário da frente, atirou à figura. 
 
Aos 40 minutos, os Leões abriram finalmente a contagem. Num excelente trabalho, Gonçalo Esteves percorreu todo o meio-campo do Beşiktaş JK, ultrapassou vários adversários e, à entrada da área, serviu Diogo Travassos na esquerda. O lateral recebeu o esférico e ao segundo toque rematou para o fundo das redes, perante a saída do guarda-redes turco. 
 
Ainda antes do período de descanso, que confirmou um registo de zero remates e zero ataques para a formação da casa, um jogador turco foi expulso por acumulação de amarelos.
 

No regresso, apesar de o Sporting CP até ter sido o primeiro a aproximar-se da baliza contrária, com Diogo Travassos a rematar ligeiramente ao lado, foi o Beşiktaş JK a restabelecer o empate. Delibas, um dos melhores elementos do adversário, assinou o 1-1 e deu corpo a um arranque de segunda parte com maior propensão ofensiva dos turcos, falhando logo de seguida o 2-1.
 
Já em cima da hora de jogo, a turma Leonina adiantou-se novamente no placard. A partir do lado esquerdo, Lucas Dias bateu um livre com conta, peso e medida e Chico Lamba apareceu ao segundo poste a encostar de cabeça, voltando a colocar o Sporting CP em vantagem.
 
Nos minutos seguintes, a intensidade de jogo e as oportunidades diminuíram, com os Leões a colocaram gelo na partida e a serem muito criteriosos nas saídas para o ataque. Ainda assim, aos 86’, na sequência de uma jogada rápida pela esquerda, o recém-entrado Samuel Justo matou o encontro com um grande golo, em arco de fora da área, e fixou o resultado final. 
 
Nota ainda para as estreias de Dário Essugo, Gonçalo Esteves, Kiko Félix e Rodrigo Ribeiro nesta prova.
 
O Sporting CP passa assim a somar cinco pontos e sobe à segunda posição do grupo C. O jogo da quarta jornada diante do Beşiktaş JK, em casa, está agendado para o dia 3 de Novembro.
 
Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves, Chico Lamba, Gilberto Batista, Diogo Travassos, Mateus Fernandes (Samuel Justo, 83’), Renato Veiga, Dário Essugo, Kiko Félix (Emanuel Fernandes, 17’), Lucas Dias (Diogo Cabral, 73’) e Youssef Chermiti (Rodrigo Ribeiro, 73’).