Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Primeira edição do Open Day multidisciplinar

Por Sporting CP
18 Jun, 2023

​Pais dos jovens da formação viveram um dia diferente na Academia

O Sporting Clube de Portugal abriu as portas da Academia Cristiano Ronaldo aos pais e familiares dos jovens jogadores que integram o futebol de formação verde e branco, este sábado, num dia marcado pela realização da primeira edição do Open Day multidisciplinar do emblema Leonino.
 
Esta iniciativa teve o objectivo de demonstrar como funciona cada departamento do quartel-general da formação e dar a conhecer o trabalho realizado pelos jogadores e pelos profissionais Leoninos, transmitindo aos participantes várias experiências e conhecimento que estes poderão utilizar diariamente com o intuito de tornarem-se melhores pais dentro do contexto desportivo.
 
Os familiares dos jovens craques foram recebidos em Alcochete com a entrega de camisolas personalizadas com o nome do respectivo filho, antes das formações e demonstrações práticas preparadas pelos departamentos que, todos juntos, compõem o Modelo-Centrado no Jogador. Os seguintes temas foram alvo de análise: nutrição, pedagogia, operações, estratégia, avaliação e talento, psicologia, performance física, gabinete de apoio, comunicação e observação e análise.
 
Pelo meio, as dezenas de familiares de jovens das equipas entre sub-14 e sub-19 tiveram ainda direito a uma visita guiada pelas instalações e infra-estruturas da Academia, sendo que o dia terminou depois com um treino realizado pelos pais em pleno relvado do Estádio Aurélio Pereira.
 

No final, o director do futebol de formação Leonino, Tomaz Morais, mostrou-se satisfeito com a forma como tudo decorreu e com os objectivos alcançados, falando num dia “muito especial”. 
 
“A proximidade com os pais é algo que tem de ser trabalhado constantemente e quisemos adaptarmo-nos aos pais modernos, que gostam de estar mais presentes e de ser mais incisivos na vida desportiva dos filhos. Decidimos quebrar barreiras e aproximarmo-nos deles”, começou por dizer o responsável aos meios de comunicação do Clube, explicando que este trabalho já vinha sendo feito através de um “plano anual de formação online”, passando agora a ser prático. 
 
“Já passávamos aos pais o que fazemos, dávamos conselhos e eles faziam-nos perguntas. Mas isso é teoria, sendo que queríamos passar à prática. Decidimos que queríamos trazer os pais à Academia para eles vivenciarem um dia igual ao dos filhos”, afirmou, antes de acrescentar. “Hoje era o dia de os pais perceberem o que é o Modelo-Centrado no Jogador na prática e quem são as caras por detrás dele que trabalham com os seus filhos. Tentámos fazer isso e conseguimos”.
 

Quanto às famílias, as sensações não podiam ter sido melhores, como confirmou Ana Ferreira Nel, mãe do avançado de 18 anos Rafael Nel, que esta época representou os sub-19 e os sub-23.
 
“Gostei muito, foi a primeira vez que viemos a um evento assim e que conhecemos as instalações da Academia. Foi muito interessante perceber como trabalham e o que fazem”, frisou, ela que teve mesmo a oportunidade de replicar alguns dos testes físicos que os jogadores normalmente realizam no início de cada temporada. “Gostei do exercício que fizemos, percebi que não é fácil”. 
 
Para esta mãe, que elogiou a forma como tudo na Academia “é estudado ao pormenor”, outro dos pontos em destaque foi a “palestra sobre educação financeira”. “É algo muito importante que devia ser falado na escola. Os miúdos deviam saber como poupar desde pequenos, sendo que muitas vezes chegam aos 18 anos e não sabem o que é o IRS ou a Segurança Social”, lembrou.
 
Já Daniel Simões, pai do médio de 13 anos Francisco Simões, que na última época actuou nos sub-14, explicou que este foi “um dia diferente que deu a conhecer as exigências de ser jogador”.
 
“O desporto toca em questões muito variadas e o Sporting CP tem excelentes profissionais aqui a trabalhar. Há vários departamentos e cada um preocupa-se com uma questão específica. Pensamos que isto é fácil, mas pelo que vimos neste Open Day, que foi muito bom nesse sentido, reparamos que tudo exige bastante trabalho. Isso depois reflecte-se na criação de grandes jogadores e os que não o forem levam uma educação e uma disciplina muito boas aqui do Clube”.