João Gião: "É ganhar ou ganhar"
03 Fev, 2026
Sporting CP visita esta quarta-feira o Puskás Akadémia FC na UEFA Youth League (15h30)
O Sporting Clube de Portugal regressa esta quarta-feira à UEFA Youth League para disputar os 16-avos-de-final da prova, numa deslocação ao terreno do Puskás Akadémia FC, dois meses depois do último compromisso europeu dos jovens Leões.
A eliminatória, disputada em jogo único, realiza-se na Pancho Arena, em Felcsút, na Hungria, com o pontapé de saída marcado para as 15h30 (hora de Portugal Continental e Madeira), e decide quem segue em frente na principal competição continental de clubes ao nível da formação.
João Gião, técnico responsável pela equipa verde e branca, relembra que este regresso surge num contexto particular, marcado pela ausência prolongada de trabalho conjunto de todo o grupo, formado por atletas provenientes da equipa B, dos sub-23, dos sub-19 e dos sub-17.
"Dois meses representa muito tempo sem estarem juntos, alguns deles, porque este é um contexto onde reunimos jogadores oriundos de quatro equipas diferentes", começou por explicar, em declarações aos meios de comunicação do Clube. Apesar disso, o treinador sublinhou que o grupo foi cuidadosamente seleccionado para este desafio e reconheceu que a entrada na fase a eliminar traz uma exigência acrescida.
"O contexto da competição muda, como é lógico. O facto de passar a ser um jogo decisivo está no nosso subconsciente. O empate não traz nada a ninguém, portanto temos de jogar como jogamos sempre, mas aqui é ganhar ou ganhar", afirmou.
João Gião deixou ainda um alerta claro quanto ao valor do adversário, frisando que o Puskás Akadémia FC é “o projecto formador com maior projecção da última década” na Hungria, sustentado por um forte investimento governamental.
"É um clube relativamente recente, formado em 2006, mas com um investimento muito grande, que reúne grande parte da elite dos jogadores húngaros de formação, quase todos internacionais. Alguns jogadores já actuaram pela equipa principal e, neste fim-de-semana, o avançado foi titular na primeira liga húngara. É uma equipa com muitos jogadores de qualidade", destacou.
Recebidos por um extenso manto branco em Felcsút, os jovens Leões estão preparados para enfrentar condições climatéricas adversas.
"Pode ser um contexto difícil, com público e condições [meteorológicas] exigentes, mas na nossa cabeça tem de estar chegar, adaptarmo-nos ao jogo e jogar para ganhar. A melhor adaptação é o mindset ser o mais correcto, com zero desculpas, focados na tarefa e naquilo que temos de fazer", sublinhou.

Do lado dos jogadores, Sandro Ferreira destacou a confiança do grupo, que se reencontra após dois meses a trabalhar nos respectivos escalões.
"Apesar de não termos estado tanto tempo juntos, porque passámos dois meses cada um no seu escalão, a equipa continua unida, o plantel é mais ou menos o mesmo e nós já nos conhecemos uns aos outros. Vai dar certo", afirmou.
Aos 16 anos, o médio vive a sua estreia na UEFA Champions Youth League e olha para a oportunidade com entusiasmo.
"É uma experiência boa, só tenho a agradecer ao Sporting CP pelas experiências que me tem proporcionado. Não importa em que escalão for, é sempre para dar o meu máximo e mostrar a minha qualidade", disse o jovem Leão, que espera dificuldades frente a uma equipa "fisicamente muito forte".
"Vai ser um jogo complicado, é um clima rigoroso, pode até chegar a nevar. Nós só temos de pôr a nossa qualidade [em campo] e mostrar o que fazemos nos treinos", explicou.
Além da vertente competitiva, o jovem jogador valorizou ainda a experiência europeia fora das quatro linhas, que inclui a viagem, o estágio e o treino de adaptação.
"É um momento positivo para nós, porque passamos bastante tempo juntos. Vamos ficar lá quatro dias, ter um treino no dia anterior ao jogo na academia deles, conhecer o campo, o país e o clima", concluiu.