Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Pólos SCP partem em sintonia para mais uma época

Por Sporting CP
11 Set, 2025

Pontapé de saída ocorreu em eventos de Norte a Sul do país

Do Norte ao Algarve, passando por Aveiro e Coimbra, os Pólos SCP espalhados pelo território português também já arrancaram os trabalhos em 2025/2026. Com sessões de lançamento que reuniram os colaboradores, os jovens atletas e suas famílias desta rede nacional de recrutamento e desenvolvimento de talento, o pontapé de saída deu-se em diferentes localizações do país, mas a missão, os métodos e os valores são comuns e estão alinhados para mais uma temporada.

“Trata-se de marcar este momento com os Pólos SCP que fazem parte da etapa de iniciação e de captação de talento. É um momento importante para o Clube e para dar seguimento a uma longa época”, realçou Nuno Pereira, coordenador dos Pólos SCP, anteriormente denominados Academias de Futebol Sporting (AFS).

Uma mudança de nome com uma intenção clara, admitiu, em termos de coesão e identidade. “Somos um só. Aquilo que procuramos fazer é que todos se sintam parte do Clube e desta estrutura grande, seja em Bragança, em Viseu, em Faro ou no Alentejo”, justificou. Assim, aos Pólos SCP Norte, Aveiro, Coimbra e Algarve junta-se o Pólo SCP Lisboa, conhecido até então como Pólo EUL (Estádio Universitário de Lisboa).

Os Pólos SCP de Aveiro e de Coimbra deram início à nova época num evento conjunto, nas Caves de Coimbra, e José Cachada, director do Pólo SCP Aveiro, reforçou a importância desta proximidade e articulação apesar da distância física que separa cada um destes pilares da rede nacional de futebol de formação dos Leões.

“É muito importante que os Pólos SCP se mantenham unidos, porque o Sporting CP tem uma dimensão nacional e internacional. Nós, mesmo distantes da Academia, estamos alinhados neste trabalho centrado no jogador. É muito importante que todos compreendam que este processo depende muito mais de cada uma das pessoas, pais e jogadores, do que de nós”, apontou, lembrando a forma como todo o trabalho gravita em torno do Modelo Centrado no Jogador.

“Temos de trabalhar todos juntos num Modelo que trabalha muito mais do que as questões técnicas e tácticas. Trabalha os valores, a confiança que desenvolvemos uns nos outros e ensina que, a partir do treino para o jogo, o respeito está sempre presente, seja pelo companheiro, seja pelo competidor”, acrescentou.

Tudo em prol de “um caminho diferenciado”, realçou José Cachada, em busca de resultados que “não têm de ser necessariamente desportivos”, mas sobretudo “formando excelentes pessoas” a partir dos muitos jovens entre os 5 e os 13 anos espalhados pelos Pólos SCP.

De mão dada com essa missão está também o recrutamento e o desenvolvimento do talento nas diferentes áreas geográficas que abarcam, até porque “os melhores jogadores do país podem estar em todo o lado” e, por isso, o Sporting CP quer manter-se atento a todo o território nacional.

E um exemplo actual desse trabalho é João Simões, jovem médio que começou no Pólo SCP Algarve, passou para a Academia Cristiano Ronaldo e, depois de se ter estreado na equipa principal dos Leões, já faz parte do plantel de Rui Borges. E precisamente para abordar o seu trajecto e dar as boas-vindas a todos os presentes em cada uma das sessões de lançamento da época nos diferentes Pólos SCP, João Simões deixou uma mensagem em vídeo para todos.

“Estamos numa fase algo embrionária, apesar de haver algum espaço de maturação no projecto, mas tendo em conta o nosso trabalho, o nosso dia-a-dia e a nossa crença, muito talento vai aparecer e desenvolver-se em espaços como este”, afiançou o coordenador Nuno Pereira, confiante no trabalho em curso e na sintonia total dos Pólos SCP.

“Faz parte do nosso trabalho estar atentos e, depois, desenvolver esse talento para que consigam atingir o que o João Simões e outros jogadores conseguiram. Acreditamos que esse caminho e pisadas irão ser seguidos”, concluiu.

É nos Pólos SCP que o longo caminho começa e, graças a estes espaços, para o Sporting CP a localização ou a distância não são um obstáculo. Agora, em 2025/2026, o trabalho recomeça e já está tudo a postos nos Pólos SCP Norte, Aveiro, Coimbra e Algarve.