João Gião: "É uma vitória merecida contra uma grande equipa"
26 Nov, 2025
Técnico elogiou prestação e realçou que "garantir o apuramento era o mais importante"
Terminado o encontro da quinta jornada da UEFA Youth League, com vitória Leonina sobre o Club Brugge KV (2-1), João Gião, treinador da formação do Sporting CP, analisou o jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube.
O técnico começou por elogiar a forma como os seus jogadores se adaptaram às exigências da partida, especialmente no aspecto defensivo durante a primeira parte. “Foi um grande dia para a nossa equipa, porque eles [jogadores] perceberam a mensagem. No futebol, às vezes não dá para ganhar da mesma forma e nós estamos habituados a mandar nos jogos com bola. Apanhámos um adversário com muita qualidade e que foi mais forte com bola do que nós na primeira parte, algo que estrategicamente também planeamos. Soubemos aguentar esse impacto, nunca nos desunimos e chegámos vivos ao intervalo”, considerou, atestando de seguida as melhorias conseguidas na segunda parte para vencer.
“Conseguimos soltar-nos, pressionar mais a construção adversária e ganhámos mais confiança. Tivemos períodos muito interessantes com bola e acabámos com mais oportunidades do que o Club Brugge KV. Sabíamos que íamos ter dificuldades também pelas ausências e acho que é uma vitória merecida contra uma grande equipa”, sublinhou João Gião, que enalteceu também a forma como vários jogadores agarraram a oportunidade dada neste encontro - houve dois juvenis em campo (Sandro Ferreira e Duarte Tomás) e já são nove os jovens estreados nesta edição.
“Uma palavra para os treinadores dos vários escalões abaixo da equipa B, que fornecem jogadores a esta equipa e, por isso, o mérito é deles também. Estas ausências permitiram-nos ver muitos jogadores - dois que se estrearam na UEFA Youth League [Daniel Lopes e Simão Soares], outros que nunca tinham sido titulares [Paulo Simão, Manuel Kissanga e Duarte Tomás] – e deram uma resposta muito boa”, salientou.
“Garantir o apuramento era o mais importante”, apontou ainda o treinador verde e branco, reforçando que o passo dado rumo à próxima fase mantém intactos os objectivos da equipa. “Queremos continuar a bater-nos com os melhores da Europa e a desenvolver a nossa equipa e, sobretudo, os nossos jogadores individualmente”, traçou.
Manuel Kissanga, autor do 1-0, também abordou a partida. “Sabíamos que este era um adversário forte, com avançados bons no 1v1 e até entrámos mal no jogo, mas ao intervalo o míster deu-nos algumas instruções e conseguimos marcar logo o golo. Depois, foi a união de todo o grupo”, destacou, sem esquecer a sua satisfação por deixar um período “muito difícil” para trás.
“Vinha de um ano sem jogar, mas os treinadores têm-me ajudado. Estreei-me [na UEFA Youth League] no jogo passado, tenho tido oportunidades no sub-23 e, agora, marcar um golo para passar na UEFA Youth League deixa-me muito feliz”, atirou o jovem médio.
Por fim, Paulo Simão, que foi titular pela primeira vez na prova europeia, também deu conta da sua felicidade pela oportunidade. “É bom e fruto do meu trabalho. O míster acredita em mim, o Sporting CP tem-me ajudado muito e estou muito feliz pela passagem à próxima fase. Vamos continuar a dar tudo e a lutar para seguir e somar”, afirmou.