Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desaire pesado no dérbi

Por Sporting CP
17 Fev, 2024

Sub-15 não conseguiram contrariar superioridade do SL Benfica (1-5)

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu frente ao SL Benfica por 1-5, este sábado, na ronda quatro do apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

Após terem vencido a AA Santarém na jornada anterior, os Leões apresentaram-se sem alterações diante do conjunto encarnado, que foi mais eficaz e chegou ao intervalo na frente por 0-3 – apesar das várias ocasiões criadas pelo Sporting CP. No segundo tempo, os jogadores verdes e brancos tinham pela frente uma tarefa muito complicada, sendo que mesmo tendo deixado tudo em campo e marcado já perto do apito final, não conseguiram reverter o resultado.

Com os técnicos Rúben Amorim, João Pereira (sub-23) e Pedro Coelho (sub-19) atentos a assistir na bancada, o primeiro dérbi da época entre os eternos rivais não começou da melhor forma para o Sporting CP, que enfrentou uma pressão muito alta exercida pelo SL Benfica – emblema que chegou a este duelo na liderança e ainda sem golos sofridos no apuramento de campeão.

Logo aos dez minutos, o guardião Leonino Afonso Redondo viu Tiago Rodrigues interceptar um passe seu dentro da área e aproveitar para inaugurar o marcador, depois de tirar do caminho o defesa Alexandre Rosado. Pouco depois, aos 16’, novo revés para a turma verde e branca, com o mesmo Tiago Rodrigues a concluir uma transição rápida e a bisar com um remate de moinho.

Com o resultado em 0-2, os Leões estavam obrigados a reagir e foi isso que fizeram. A formação de Bernardo Bruschy subiu no terreno e passou a assumir a iniciativa, criando três lances de perigo. Primeiro foi José Lino a chegar ligeiramente atrasado a um cruzamento prometedor, depois José Garrafa a atirar ao lado e, por fim, Vítor Conceição a rematar para uma boa defesa.

No entanto, e apesar da tentativa de resposta do Sporting CP, que tinha mais bola nesta altura, acabaram por ser os visitantes a facturar novamente. Numa altura em que o SL Benfica não se aproximava da baliza verde e branca já há algum tempo, Paulo Souza armou o remate à entrada da área e disparou certeiro de primeira aos 34 minutos, dificultando ainda mais a vida aos Leões.

Até ser atingido o intervalo, o Sporting CP continuou a insistir no ataque e podia mesmo ter reduzido a desvantagem por intermédio de José Garrafa, extremo que, depois de um excelente trabalho individual no lado direito, rematou com muito perigo de longe, mas sem resultados práticos.

No regresso para a segunda parte, viu-se um Sporting CP com vontade de mandar na partida: José Garrafa e o recém-entrado Tiago Monteiro tiraram as medidas à baliza, obrigando o guarda-redes encarnado a duas defesas apertadas. Apesar disso, o SL Benfica respondeu logo de seguida com uma bola no poste e, aos 47 minutos, chegou mesmo ao 0-4 através de Miguel Galinho.

Os Leões ressentiram-se do golo e, a partir daí, tiveram mais dificuldades em estabelecer-se no meio-campo adversário. Os contra-ataques passaram então a ser a arma mais utilizada, com José Garrafa em destaque neste capítulo ao ser o homem mais solicitado devido à sua velocidade – ele que, pouco depois, obrigou o guarda-redes a aplicar-se num desses lances de transição.

Já aos 70 minutos, Salvador Fortuna viu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Sporting CP reduzido a dez unidades na recta final. Bernardo Bruschy mexeu então na equipa para reorganizar os jovens Leões que, mesmo em inferioridade numérica, ainda conseguiram encurtar a desvantagem para 1-4, aos 76 minutos, por Alexandre Rosado, na marcação de um penálti.

Já no terceiro minuto de compensação, o SL Benfica ainda marcou mais um por Andresson Semedo e fechou dessa forma o placard em 5-1, resultado algo exagerado, enganador e injusto tendo em conta a produção das duas equipas no relvado do Estádio Aurélio Pereira.

Os Leões voltam a jogar no próximo dia 25 de Fevereiro, na Madeira, frente ao CS Marítimo.

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna, Mário Almeida (Illia Iablonsky, 73’), Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira [C], José Garrafa, Francisco Simões (Tiago Monteiro, 40’), José Lino (Leonardo Varela, 63’), Martim Almeida (Duarte Tomás, 73’) e Vítor Conceição (Rodrigo Correia, 63’).