Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leões não saem do nulo e ficam a um empate do título

Por Jornal Sporting
20 maio, 2017

Juniores do Sporting CP podiam ter-se sagrado campeões nacionais, mas o empate frente ao Vitória de Guimarães impediu a festa

A equipa de juniores do Sporting CP não saiu do nulo frente ao Vitória de Guimarães (0-0), não conseguindo fazer já este sábado a festa de campeão. Ainda assim, sentiu-se um grande ambiente no Estádio Aurélio Pereira na Academia Sporting, em Alcochete. Tal como acontece em Alvalade antes dos jogos da equipa principal, os juniores leoninos também tiveram direito a ouvir, alto e bom som, ‘O Mundo sabe que’ a ser entoado pelos muitos Sportinguistas que encheram as bancadas.

Quanto à partida, o primeiro lance de relativo perigo surgiu aos cinco minutos e para o Sporting CP. Cruzamento venenoso de Jovane Cabral, que levou a direcção da baliza, com o guarda-redes Daniel Figueira a desviar com dificuldades por cima da barra. O encontro decorreu depois sem nenhum lance digno de registo, em que os leões tinham mais bola, mas sem terem o critério necessário para a levar com o melhor discernimento para perto da baliza do Vitória de Guimarães.

Foi então preciso esperar até aos 33 minutos para haver a primeira grande oportunidade. Livre batido à maneira curta, com Jovane Cabral a colocar o esférico no segundo poste, onde apareceu o defesa central turco Merih Demiral, solto de marcação, a cabecear. Valeu aos conquistadores o desvio de Daniel Figueira para a barra.

Descontente com o desenrolar do jogo, o técnico Tiago Fernandes não perdeu tempo e mexeu na equipa ainda antes do intervalo, colocando em campo Rafael Leão para o lugar de Elves Baldé. Logo a seguir, os verdes e brancos ficaram novamente perto do golo. Boa jogada de entendimento entre Pedro Marques e Bruno Paz, com o avançado a assistir o número oito que, na passada, rematou ligeiramente por cima.

O descanso chegou então com o nulo no marcador, numa partida em que o Sporting CP não conseguiu impor o seu jogo, embora tenha conseguido criar algumas situações para chegar à vantagem.

A segunda parte começou com a equipa orientada por Tiago Fernandes a jogar mais apoiada, tentando desestabilizar a defesa dos vimaranenses. Aos 50 minutos, o capitão Abdu Conté tentou a sorte na cobrança de um livre directo, mas a bola saiu ao lado do poste. O Vitória de Guimarães respondeu logo a seguir e com muito perigo. Perda de bola em zona proibida de Thierry Correia, aproveitada pelos visitantes para ganharem espaço no corredor esquerdo, com a bola a chegar ao extremo André Almeida no segundo poste, que não acertou por muito pouco na baliza.

Tal como na primeira parte, o jogo continuou muito disputado a meio-campo, sendo que foi através de um ataque rápido que os verdes e brancos voltaram a ficar perto do golo. Jogada bem conduzida por Rafael Leão, que soltou depois para Jovane Cabral e o extremo rematou para defesa de Daniel Figueira. O Sporting CP estava mais acutilante no segundo tempo e, nos minutos seguintes, criou mais duas situações de perigo. Primeiro, após a cobrança de um livre em que o guarda-redes dos vimaranenses soltou a bola para a frente, com o central Tiago Djaló a não conseguir aproveitar. Depois, num lance em que Rafael Leão, em boa posição, demorou muito tempo a fazer o remate, após uma boa jogada colectiva.

Com o passar do tempo, o domínio dos leões era cada vez mais evidente e as oportunidades sucediam-se. Jovane Cabral, depois de minutos antes ter tido uma arrancada pelo lado esquerdo, onde pareceu ser carregado dentro de área em falta, fez uma curta diagonal e rematou de pé direito, levando a bola a passar a rasar o poste (67’). Tiago Fernandes voltou a mexer na equipa à entrada para os últimos dez minutos, tirando de campo o desgastado Jovane Cabral e entrando para o seu lugar Jefferson Encada, tendo sido mesmo dos pés do número 14 que surgiu mais uma oportunidade. Só que o remate saiu à figura de Daniel Figueira, que agarrou a bola à segunda.

Os visitantes tiveram ainda tempo para a derradeira oportunidade da partida já em tempo de compensação (90’ +3), mas o defesa turco Merih Demiral evitou males maiores com um grande corte. O Sporting CP não conseguiu marcar o tão desejado golo que dava já o título nacional, ficando agora a um empate de o conquistar, quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato.