Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Processo de perfeição em curso

Por Jornal Sporting
25 Ago, 2018

Dois golos, de Tiago Rodrigues e Sérgio Velosa, marcam a vitória (2-0) frente ao Marítimo à segunda jornada

A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta tarde de sábado, o Marítimo, no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Sporting, por 2-0.

Os golos, apontados por Tiago Rodrigues (39') e Sérgio velosa (60'), marcaram a segunda vitória à segunda jornada do Campeonato Nacional e foram suficientes para os leões orientados por Pedro Venâncio não sentirem grandes dificuldades frente aos insulares, recentemente promovidos ao principal escalão de juniores A.

Apesar do golo inagural ter surgido já quae à beira do intervalo, os leões estiveram sempre no controlo absoluto das operações. As baixas linhas maritimistas não enfraqueceram o espírito leonino, que tinha guardada para o primeiro tento um dos melhores momentos do encontro: Bernardo Sousa, num autêntico passe de ruptura, encontrou o ponta-de lança Tiago Rodrigues em excelente posição, ligeiramente descaído sobre a direita, mas à entrada da área adversária, que só teve de rematar cruzado, para o poste mais distantes da baliza de Miguel Dias.

Nem se pode dizer que o resultado era escasso para os leões, uma vez que as dificuldades sentidas a entrar na área deveram-se ao compacto bloco defensivo do Marítimo, orientado por Carlos Graça. Ainda assim, o Sporting CP dava, a espaços, alguma margem de manobra à equipa contrária, na tentativa de abrir janelas de oportunidades de chegar mais perto das redes defendidas por Miguel Dias. A defesa verde e branca esteve, do ponto de vista da recupração de perdas de bola, quase irrepreensível! Pressão imediata sobre o portador da bola, enquanto os restantes elementos reocupavam as suas posições mais defensivas.

Na saída para os balneários, Pedro Venâncio terá, certamente, corrigido algumas posições e os seus jogadores ganharam algum poder ofensivo. Também é certo que o marítimo, por força de estar a perder, teve de procurar caminhos para o golo que pudesse, pelo menos, igualar a partida e colocar alguma pressão adicional na equipa leonina. Tal não aconteceu, como a meio do segundo tempo, Félix Correia encontrou Sérgio Veloso, sem marcação, na direita da área maritimista, tendo apenas que escolher o lado mais desamparado de Miguel Dias.

Com 2-0 no marcador (apesar de ainda faltarem 30 minutos para o fim do encontro), a equipa do Sporting CP ficou mais comedida na forma como se desdobrava para os ataques e já com Paulo Costa (entrou aos 70' para o lugar de Tiago Rodrigues – avançado por avançado) em campo, Bernardo Sousa acabou por falhar 'a' oportunidade mais flagrante da partida: isolado, depois de receber a bola do seu companheiro, atirou por cima da trave, no que pareceu ter sido o gesto técnico mais difícil de fazer.

Nada que tivesse perigado o resultado e muito menos afectado a concentração que havia demonstrado até então. Pelo trabalho desenvolvido semanalmente e que encontrou o melhor eco no relvado do Aurélio Pereira, há um processo de perfeição em curso na equipa de juniores, mesmo tratando-se de uma fase até prematura da época.

Na 3.ª jornada, que vai disputar-se a 1 de Setembro, o Sporting CP de Pedro Venâncio irá viajar até Coimbra para defrontar a Académica local.