Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

De volta ao trabalho na Academia Sporting

Por Sporting CP
16 Jul, 2019

Sub-19 do Sporting CP preparam nova época

Após o merecido período de descanso dos Leões, a equipa de sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou, na tarde desta segunda-feira, à preparação da época desportiva que se avizinha. 

Em conversa com os meios de comunicação do Sporting CP, Gonçalo Batalha, médio Leonino, revelou que “as expectativas são sempre as mesmas, que é vencer tudo o que disputamos e evoluirmos enquanto jogadores e pessoas, acreditar e confiarmos uns nos outros” pois, “sabemos que se o fizermos, vamos conseguir alcançar os objectivos que o mister vai propor, e chegaremos juntos até ao fim e, se correr bem, vamos sair sempre vitoriosos e ser campeões nacionais, que é o nosso principal objectivo”, frisou. 

Gonçalo Batalha sabe que “é sempre difícil ser um jogador novo e entrar num grupo já construído, mas somos um conjunto forte, vamos receber bem os atletas que se vão estrear, os restantes já se conhecem há muito tempo, somos bastante unidos e é com isso que temos de contar! Vamos ajudar na integração dos jogadores para se adaptarem bem à nossa equipa, ao nosso estilo de jogo e ao Sporting Clube de Portugal”.

Passar de juvenil para junior é provavelmente o maior 'salto' na formação de um atleta, e Gonçalo sente que a equipa está preparada, pois desejam “isto mais do que ninguém”, mas também pela estrutura que têm “à volta" e que os vai "ajudar a que tudo seja mais fácil e que não seja um passo tão difícil como dizem”. Gonçalo acredita que se houver trabalho e dedicação diária, a equipa vai “conseguir alcançar os objectivos com grande distinção”.

Anos depois, alguns atletas vão reencontrar o treinador Pedro Coelho, como é o caso de Gonçalo,  que treinou sob as suas indicações nos iniciados, irão partilhar o balneário novamente com o técnico, e o jogador verde e branco acredita que “é um mister muito capaz, percebe muito do que é o futebol e o que é o Sporting Clube de Portugal. Tive a oportunidade de trabalhar com ele nos sub-13 e nos sub-14 e gostei muito, a forma de trabalhar é cinco estrelas, e agora o Sporting CP achou que seria melhor colocá-lo no escalão acima e acredito que nos vai dar boas indicações e vamos conseguir os objectivos que ele nos vai propor”.

Para a nova época, o Sporting CP tem apostado fortemente na formação, os atletas têm jogado pelos escalões acima [sub-23 ou equipa principal], e Gonçalo encara isso como “uma força extra que nos dão, ao vermos os nossos colegas a subir ficamos muito felizes, mas também temos a noção de que se eles conseguem, nós também somos capazes de o conseguir e é um sinal para trabalharmos e um sinal que a direcção e o Sporting CP nos dá para que trabalhemos e que é possível lá chegar e já tivemos provas disso.

João Daniel, igualmente médio verde e branco, reconheceu que a nível individual, a temporada passada foi “uma época muito boa a nível individual, talvez a melhor que fiz em termos de selecção nacional e de clube, joguei muito tempo, fui quase sempre titular e, apesar de certos resultados, sem dúvida que evoluí muito em todos os adeptos, tanto como futebolista e como pessoa”.

O médio Leonino foi dos jogadores que os Sportinguistas mais apelaram pela permanência no Clube nas redes sociais, e João sente isso como “uma motivação extra, é sobre bom que os adeptos tenham carinho por mim e vou continuar a trabalhar para que continuem a gostar e para que se sintam orgulhosos”.

João Daniel reconheceu que o grupo “já se conhece há bastante tempo”, o que facilita a entreajuda entre todos, e que o reencontro com o técnico Pedro Coelho é bom porque “já conhece as nossas capacidades, como também algumas lacunas que vamos procurar corrigir, e por nos conhecer, torna as coisas mais fáceis”.

Pedro Coelho, treinador dos sub-19, mostrou-se entusiasmado com o novo projecto

O técnico que estará ao comando da equipa de sub-19 a partir da próxima época, referiu que “é mais uma temporada ao serviço do Sporting Clube de Portugal, onde os objectivos se mantêm e, acima de tudo, é mais uma época onde queremos dar o nosso contributo na formação dos nossos jogadores com a chegada à equipa principal em vista”.

Juntamente com os jogadores, o treinador Leonino subiu também um degrau na sua carreira: “No ponto de vista individual, na gestão da minha carreira, são degraus que vamos fazendo com que aconteçam... É mais uma experiência que vamos quero corresponder de forma positiva, com toda a dedicação em prol dos objectivos e dos propósitos que temos nesta casa”. Pedro Coelho a sua equipa técnica pretendem “transportar esse mesmo bom trabalho para o escalão sub-19” que têm vindo a desenvolver. A equipa tem “uma ideia forte daquilo que queremos para os nossos jogadores e para a nossa equipa, mantendo sempre aquilo que consideramos os valores que são colocados em prática no nosso Clube”.

Tendo em conta que os jogadores das camadas mais jovens têm conseguido ascender a escalões mais altos, Pedro Coelho pretende “preparar os jogadores para esse nível de exigência, e tendo essa perspéctiva, é preciso ter uma mentalidade muito forte para que no fundo os atletas estejam cada vez mais preparados para chegar onde desejam”.

Independentemente de já ter trabalhado com a maior parte dos jogadores em anos anteriores, o treinador e sua equipa técnica têm “acompanhado os jovens” e “temos a base necessária para começar uma época que sabemos que vai ser difícil, mas que acima de tudo temos os nossos objectivos bem definidos e sabemos aquilo que queremos atingir”.

Nos próximos dias, os jogadores irão realizar os habituais testes e exames médicos.