Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba

Sub-19 em conceituado torneio na Hungria

Por Sporting CP
24 Jul, 2021

Sporting CP volta a participar na Puskás Kupa

A equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal vai participar, a partir do dia 27 de Julho, na Puskás Kupa, conceituado torneio de futebol juvenil realizado em Budapeste, na Hungria. É a terceira vez que o emblema de Alvalade faz parte da prova depois das edições de 2017 e 2018.

Os Leões estão inseridos no grupo B juntamente com CR Flamengo (Brasil), KRC Genk (Bélgica) e Budapest Honvéd FC (Hungria). O outro grupo é composto por Puskás Akadémia FC (Hungria), FK Miercurea Ciuc (Roménia), Panathinaikos FC (Grécia) e FC Bayern München (Alemanha).

O Sporting CP começa por defrontar o Budapest Honvéd FC na terça-feira, seguindo-se, na quarta, um embate com o CR Flamengo. Na quinta-feira, para finalizar a fase de grupos, o conjunto verde e branco encontra o KRC Genk. Sexta-feira, 30 de Julho, é o último dia da Puskás Kupa, sendo que se vão disputar os jogos da final e dos terceiro, quinto e sétimo lugares.

Pedro Coelho, treinador dos juniores Sportinguistas que vai orientar os jovens Leões na Hungria, fez a antevisão ao torneio e explicou que este tipo de experiências na pré-temporada pode ser muito positivo.

"É um dos melhores torneios em termos europeus e o facto de sermos convidados pela terceira vez é sinal da grandeza que o Clube tem na Europa e no Mundo. É conhecido pela capacidade de formar jogadores, todos os anos, para chegarem à equipa principal, que tem feito um bom trabalho. Tudo isto são factores que levaram a organização a convidar-nos outra vez. Queremos que seja uma experiência claramente positiva no sentido de podermos competir contra adversários bons, fortes e dos melhores do Mundo. Têm formas de jogar diferentes e vai ser uma forma muito positiva de abordar esta pré-época", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP, continuando.

"O nível de dificuldade vai ser muito elevado. Encarar, por exemplo, um CR Flamengo: está a meio da época enquanto nós temos 15 dias de trabalho. São factores que podem influenciar o rendimento desportivo, mas nós queremos olhar para nós, para a construção do nosso jogo, para a experiência que vai representar para os nossos jogadores, para o facto de estarmos juntos 24 horas por dia e de criarmos laços. (...) Há valores que têm de estar constantemente a ser desenvolvidos, como o compromisso, a atitude, o cumprimento das regras, o saber estar dentro e fora de campo. Estes momentos são importantes porque vamos estar 24 horas com a camisola do Sporting CP. Saber estar no hotel, saber chegar à academia para jogar, saber sair do jogo, independentemente do resultado, de cabeça levantada dando tudo dentro do campo. Isso, para nós, é o mais importante. Depois, vamos querer jogar. A prioridade não vai ser ganhar, mas sim fazer as coisas bem para ganhar. Essa é a prioridade do ponto de vista competitivo", frisou.

Explicando que vai levar um lote de 20 jogadores para Budapeste, Pedro Coelho garantiu que a equipa técnica vai "procurar que o tempo [de jogo] seja próximo entre todos". "Vamos ser conscientes e tentar equilibrar isto com um bom resultado. Pressão temos todos os dias e é assim que gostamos de trabalhar. Temos muita vontade e confiança de que o torneio vai ser bom para os jogadores", adicionou.

João Pereira, defesa-central de 17 anos que vai estar presentes na Puskás Kupa, também fez a antevisão de um torneio que, considerou, pode ser muito benéfico para o grupo: "Começámos bem a pré-temporada. Estamos focados no que temos de fazer e vamos agora para um torneio com muito prestígio e equipas com muita qualidade. Mas estamos cientes do nosso valor e preparados para mostrar o que é a nossa formação. É bom para experienciarmos novas realidades, equipas e formas de jogar, mas vamos dar o nosso melhor".

"Vamos aproveitar os momentos fora do campo para estarmos mais juntos e para nos irmos conhecendo melhor, que é importante na pré-época. Dentro de campo, vamos dar continuidade ao nosso processo", disse ainda.

A equipa Leonina viaja para a Hungria este domingo, 25 de Julho, a partir das 14h35.