Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sub-19 estreiam-se com triunfo em 2022/2023

Por Sporting CP
07 Ago, 2022

​Leões bateram o CS Marítimo no arranque do Campeonato Nacional

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o CS Marítimo por 2-0, este domingo, na ronda inaugural da série Sul do Campeonato Nacional da categoria. Os Leões somam assim os primeiros três pontos e entram com o pé direito na época 2022/2023.

A formação orientada pelo técnico Pedro Coelho apresentou-se no Estádio Aurélio Pereira com um onze titular repleto de juventude, composto na totalidade por juniores de primeiro ano, sendo que muitos deles conquistaram em 2021/2022 o título de Campeões Nacionais de juvenis.

Logo desde o arranque, assistiu-se a uma partida muito disputada, com os dois conjuntos a tentarem assumir o controlo das operações e a ensaiarem os primeiros lances de perigo. Manuel Mendonça, por duas vezes, e Guilherme Santos, obrigaram o guarda-redes maritimista Tomás Barros a brilhar para evitar o 1-0. Do outro lado, os insulares responderam com dois disparos que levavam selo de golo, mas Guilherme Pires também respondeu à altura na baliza Leonina.

Pouco depois, surgiu a ocasião mais flagrante em toda a primeira metade, com o Sporting CP a ter tudo para inaugurar o marcador. Em excelente posição para fazer o golo, à boca da baliza, Rafael Nel tinha apenas de empurrar o esférico para abrir a contagem, só que um jogador adversário cortou a bola na hora H, já praticamente em cima da linha de golo, e afastou o perigo.

À medida que o cronómetro avançava, o conjunto da casa foi assumindo as rédeas do encontro e passou a jogar maioritariamente no meio-campo do adversário, que demonstrou algumas dificuldades em chegar ao último terço. Ainda assim, e apesar das tentativas de Rafael Nel e Guilherme Santos de fora da área, as situações de golo escassearam até ao tempo de descanso.

No regresso, os Leões voltaram a mostrar-se mais ofensivos e não demoraram muito até materializar essa tendência, com dois golos em dois minutos. Aos 55’, Pedro Sanca trabalhou bem na esquerda e cruzou com conta, peso e medida para Manuel Mendonça, que cabeceou com muita frieza. Depois, aos 57’, Sanca voltou a ser decisivo com mais uma assistência, desta feita a servir o reforço ex-GD Estoril Praia Gabriel Tavares, que teve apenas de encostar na área.

Com o jogo desbloqueado, Pedro Coelho procedeu às primeiras alterações ao lançar Henrique Arreiol e Micael Sanhá, com este último a evidenciar-se no corredor direito através da sua velocidade e técnica. Apesar da vantagem alcançada, a formação verde e branca continuou a criar perigo por Rafael Nel, que não teve sucesso de fora da área, e Guilherme Santos, de livre.

Já com Adair Kandala e Ivanildo Mendes em campo, a recta final da partida revelou a mesma tendência registada até aí: o Sporting CP a controlar a seu bel-prazer. O ritmo diminuiu e as ocasiões de golo escassearam, também devido à fadiga natural num jogo de arranque de época, mas o triunfo da turma Leonina nunca esteve em questão e o encontro terminou mesmo 2-0.   

Os Leões voltam a jogar já no próximo sábado, dia 13 de Agosto, em casa da AA Coimbra. Recorde-se que esta primeira fase é disputada por 24 clubes, divididos em duas séries (Norte e Sul) de 12 clubes cada. Em cada série, todos os clubes jogam entre si a duas voltas, em casa e fora, qualificando-se para a segunda fase, de apuramento de campeão, os quatro primeiros.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], José Silva (Ivanildo Mendes, 80’), Pedro Silva, Miguel Alves, Rodrigo Dias, Alexandre Brito (Henrique Arreiol, 60’), Gabriel Tavares (Micael Sanhá, 60’), Manuel Mendonça [C], Rafael Nel (Adair Kandala, 76’), Guilherme Santos e Pedro Sanca.