Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Triunfo categórico em Alcochete

Por Sporting CP
20 maio, 2023

​Sub-19 vencem FC Famalicão na penúltima jornada (3-1)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o FC Famalicão por 3-1, este sábado, em jogo da 13.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão da categoria.

O técnico Pedro Coelho promoveu quatro alterações no onze inicial, devolvendo a titularidade a Guilherme Pires, Pedro Silva, Gabriel Tavares e Gabriel Santos, num desafio frente ao primeiro classificado, que já tinha batido o conjunto de Alvalade por 2-1 na primeira volta e que, em caso de vitória neste desafio, tinha a possibilidade de sagrar-se desde já Campeão Nacional.

Os Leões entraram melhor na partida, com mais bola no meio-campo ofensivo, e não demoraram muito a criar perigo. Num belo remate, Alexandre Brito acertou com estrondo no ferro, preparando terreno para o 1-0, que chegaria aos 12 minutos. Em lance bem trabalhado pela direita, Pedro Sanca deu a Leonardo Barroso e este cruzou com conta, peso e medida, vendo Isnaba Mané entrar de rompante na área e cabecear de forma certeira.

Apesar da vantagem alcançada, o Sporting CP não deixou de insistir no ataque. Pouco depois, numa transição venenosa, surgiu uma nova grande ocasião, com Pedro Sanca a galgar metros pelo flanco direito e, mais uma vez, a cruzar para Isnaba Mané. Este, sozinho na cara do guarda-redes e com tudo para aumentar a diferença no marcador, permitiu a defesa do guarda-redes.

Apesar de alguma ineficácia na hora de finalizar, a formação verde e branca não desistiu de procurar o segundo golo e conseguiu-o já perto do intervalo, aos 38 minutos. Após mais uma excelente combinação no corredor entre Pedro Sanca e Leonardo Barroso, este último serviu na área Manuel Mendonça, que deu um toque subtil para o desvio certeiro de Gabriel Tavares.

Já na segunda parte, nada mudou, com o Sporting CP a dominar e a ameaçar marcar novamente. Logo no arranque, Pedro Sanca voltou a aparecer na direita e cruzou rasteiro para Isnaba Mané, mas este, em excelente posição, atirou à figura. Na resposta, o FC Famalicão deu um ar de sua graça, com vários cruzamentos, sendo que num deles Guilherme Pires fez uma enorme defesa.

Apesar da reacção tímida dos visitantes, aos 57 minutos os Leões deram ainda mais corpo ao ascendente que vinham demonstrando até aí. Pedro Sanca voltou a percorrer vários metros na direita e cruzou para o coração da área, servindo Guilherme Silva que, depois de iludir um defesa, só teve de escolher o lado para onde queria rematar, aumentando assim a margem para os 3-0.

Apesar do resultado folgado, que dava alguma tranquilidade, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e continuou em busca de mais golos, criando várias ocasiões. Manuel Mendonça e Pedro Sanca, este último por duas vezes, remataram para boas defesas do guarda-redes, que vinha sendo decisivo, e também Gabriel Tavares ficou perto de marcar, mas atirou por cima.

Pedro Coelho fez depois as primeiras mexidas tendo em vista a recta final da partida, lançando Lucas Anjos, Micael Sanhá e Miguel Alves, e o FC Famalicão, já aos 83 minutos, reduziu para 3-1. Até ao último apito, assistiu-se a um duelo muito discutido, com o conjunto de Vila Nova de Famalicão a despejar bolas na área, mas sem conseguir causar estragos.

Os Leões, que com este resultado encurtam para três pontos a desvantagem em relação ao líder da tabela classificativa, vão agora disputar a 14.ª e última jornada do Campeonato Nacional, que colocará termo à época 2022/2023, no próximo sábado, dia 27 de Maio, em casa do FC Alverca.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Leonardo Barroso, Pedro Silva, Lucas Taibo, Rodrigo Dias, Alexandre Brito (Miguel Alves, 78’), Manuel Mendonça [C], Pedro Sanca (José Silva, 90+2’), Gabriel Tavares (Lucas Anjos, 69’), Gabriel Santos e Isnaba Mané (Micael Sanhá, 78’).