Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leões a uma vitória do bicampeonato

Por Jornal Sporting
10 Jun, 2017

Juvenis do Sporting CP receberam e venceram o FC Porto por 3-2, com golos de Bernardo Sousa, Babacar Fati e Gonçalo Costa

O Sporting CP venceu este sábado o FC Porto por 3-2 , em jogo da 8.ª jornada da fase de apuramento de campeão, ficando a uma vitória de revalidar o título nacional, quando faltam disputar dois jogos.

A partida começou muito equilibrada, com as equipas a estudarem-se mutuamente e a não quererem correr riscos. Sem Diogo Brás, habitual titular no lado esquerdo do ataque que está castigado até o final da época, o Sporting CP apostou em Edmilson para a posição e foi mesmo dos pés do número sete que surgiu a primeira jogada de perigo (9’). O jovem médio arrancou pelo lado esquerdo e, depois de não conseguir passar pelos adversários à primeira, insistiu, tendo ganho espaço para o cruzamento, mas a bola chegou às mãos do guarda-redes João Gonçalo.

Pouco depois, Bernardo Sousa teve ao dispor uma bola parada à medida do seu pé esquerdo, mas o remate saiu ligeiramente por cima. Depois do aviso, o criativo leonino fez mesmo o gosto ao pé. Jogada de envolvimento do lado esquerdo do ataque dos verdes e brancos e o lateral Gonçalo Costa a cruzar rasteiro para ‘Benny’, que não desperdiçou (21’).

O Sporting CP começou a dominar completamente as operações, tendo sido compensado por isso mesmo com o segundo golo (26’). O pé esquerdo de Bernardo Sousa voltou a fazer a diferença, com o jovem médio a colocar a bola na cabeça de Babacar Fati, que aproveitou a saída em falso do guardião portista.

Os dragões tentaram reagir e ficaram perto de reduzir a desvantagem aos 31 minutos, valendo aos campeões nacionais o excelente corte do central Tiago Djaló. Até ao intervalo nada mais houve a registar, com os leões a conseguirem levar para o descanso uma importante vantagem no marcador.

O segundo tempo começou praticamente com um lance muito polémico (41’). Bernardo Sousa foi derrubado dentro de área, mas o árbitro da partida entendeu que não era motivo para marcar grande penalidade. Na sequência do lance, a bola chegou ao avançado Tiago Rodrigues, que, bem posicionado, rematou muito por cima. Cinco minutos depois, foi tempo de existir uma situação dentro da área leonina com o guarda-redes Filipe Semedo, sendo que desta vez o árbitro Paulo Raposo assinalou o castigo máximo. Uma jogada que gerou muitos protestos dos jogadores e equipa técnica dos verdes e brancos. Nada importado com isso, Vasco Paciência pegou na bola e colocou-a no fundo das redes.

O jogo entrou depois numa toada de maior agressividade, com muitas faltas de parte a parte. Aproveitou melhor esse aspecto o Sporting CP, com o lateral esquerdo Gonçalo Costa a fazer um grande golo na cobrança de um livre directo (54’).  Um golo muito festejado no Estádio Aurélio Pereira e que deu, novamente, o domínio da partida ao conjunto orientado por João Couto. Algo que foi notório e que ia tendo efeitos práticos aos 61 minutos, quando Tiago Rodrigues e Bernardo Sousa combinaram bem, tendo o segundo rematado fraco e à figura de João Gonçalo.

 A resposta do FC Porto foi imediata e ia resultando no segundo golo. Grande passe de Romário Baró e desvio subtil de Afonso Sousa para a barra. Os azuis e brancos acabaram mesmo por conseguir reduzir a diferença no marcador, em cima do apito final, através de mais uma grande penalidade (80’ +5). Um lance em que o árbitro da partida expulsou Tiago Djaló pela suposta falta quando não foi o defesa leonino que a tinha cometido, mas sim Gonçalo Costa. Vasco Paciência foi chamado à conversão e, depois de Filipe Semedo defender, acabou mesmo por bisar na partida na recarga.

Os dragões ainda tentaram um forcing final para chegar à igualdade, mas os leões conseguiram mesmo manter a vantagem e somar os três pontos, respondendo da melhor forma ao triunfo matinal do Benfica sobre a Académica (4-2). O Sporting CP manteve os quatro pontos de vantagem para os encarnados na classificação e pode sagrar-se bicampeão já no próximo fim-de-semana na deslocação ao terreno da Académica.