Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Entrada com o pé direito em 2022/2023

Por Sporting CP
06 Ago, 2022

Sub-17 vencem Real SC no primeiro jogo do Campeonato Nacional

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu este sábado o pontapé de saída oficial na temporada 2022/2023 com uma vitória diante do Real SC por 1-0, no Estádio Aurélio Pereira, em encontro da jornada inaugural da série C do Campeonato Nacional da categoria.

O treinador da formação verde e branca José João apostou numa equipa titular bastante jovem, onde se incluíam cinco jogadores juvenis ainda de primeiro ano, sendo que muitos deles tinham-se sagrado Campeões Nacionais ao serviço da formação sub-15 no decorrer da época passada.

Os Leões, actuais detentores do título nacional de juvenis, não fizeram por menos e arrancaram com uma toada muito ofensiva a encostar o adversário às cordas. Gabriel Silva, logo num dos primeiros lances do duelo, ameaçou com um remate à boca da baliza, após cruzamento de Mamadu Queta, mas o guardião Denilson Cabral impediu o 1-0 com uma defesa à queima-roupa.

Apesar do claro domínio dos homens da casa, que jogaram toda a primeira parte praticamente acampados no meio-campo da turma de Massamá, permitindo que estes saíssem apenas em contra-ataque um par de vezes, o Sporting CP demonstrou algumas dificuldades em traduzir essa superioridade em jogadas de perigo, cenário que se manteve durante a primeira meia-hora.

A partir daí, as situações sucederam-se, com o guarda-redes Denilson Santos a assumir-se como a grande figura do Real SC com várias defesas providenciais. Manuel Kissanga ficou perto do 1-0 num tiro travado com uma boa defesa, e Mamadu Queta também obrigou o guardião a mostrar serviço, seguidos do reforço ex-CF “Os Belenenses” João Infante, que tentou a sorte de fora da área, e Gabriel Silva, que atirou cruzado com o remate a passar muito perto do poste.

Adivinhava-se o golo da turma Leonina e foi isso mesmo que aconteceu à passagem dos 43 minutos. Na sequência de uma (rara) desatenção do guarda-redes adversário junto à pequena área, que deixou a bola escapar, Gabriel Silva, muito oportunista, aproveitou para abrir o livro com um golo de fácil execução, em que teve apenas de empurrar o esférico para o 1-0. Até ao descanso, João Infante e Manuel Kissanga podiam ter ampliado a vantagem, mas sem sucesso.

No regresso, o Sporting CP continuou a controlar as operações e reduziu novamente o adversário aos contra-ataques. Ainda assim, desta vez os jogadores da casa mostraram-se mais efectivos no ataque à baliza contrária, criando várias oportunidades logo no arranque. João Simões e Gabriel Silva tentaram a sorte de fora da área, e logo a seguir João Infante viu o guardião impedir o 2-0 com uma defesa providencial em resposta a um remate com selo de golo.

Já dentro dos últimos 20 minutos, Manuel Kissanga e Geovany Quenda beneficiaram das melhores ocasiões registadas em toda a segunda metade, mas atiraram ambos com estrondo ao ferro e viram o perigo passar. À medida que o cronómetro avançava, o Sporting CP mostrou-se mais conservador a atacar e privilegiou a posse de bola, tendo ainda assim ficado perto do segundo através de Quenda e do recém-entrado Atanásio Cunha, que não conseguiram marcar.

Os Leões entram assim com o pé direito no Campeonato Nacional 2022/2023 e voltam a jogar já no próximo domingo, dia 14 de Agosto, na visita à AD Oeiras. Recorde-se que esta época o Campeonato Nacional da categoria apresenta um formato diferente, com duas fases. Na primeira, as dez equipas de cada uma das três séries jogam entre si a duas voltas, passando à segunda fase, de apuramento de campeão, os três primeiros de cada série e o melhor quarto.

Sporting CP: David Ivanov [GR], Mamadu Queta, Francisco Machado, Rafael Mota (Atanásio Cunha, 75’), Diogo Pereira (Daniel Costa, 67’), Eduardo Felicíssimo, João Infante (Fernando Sadjó, 83’), João Simões [C], Gabriel Silva (Rodrigo Viola, 75’), Manuel Kissanga (Gabriel Melo, 83’) e Geovany Quenda.