Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Entrada a vencer na fase de apuramento de campeão

Por Sporting CP
08 Jan, 2023

Sub-17 venceram o CD Feirense na Academia (1-0)

De regresso à competição em 2023, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo, o CD Feirense por 1-0 na primeira jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Numa manhã cinzenta na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, só Geovany Quenda foi capaz de a abrilhantar, apontando à meia hora de jogo o golo solitário que resolveu um encontro bastante repartido frente a uns afoitos fogaceiros. Assim, os jovens Leões conseguiram somar os primeiros três pontos em disputa nesta segunda fase.

Já com as melhores equipas de todo o país reunidas nesta fase, o primeiro adversário da equipa verde e branca foi o CD Feirense, que terminou no primeiro lugar da série B. A toada inicial foi de muito equilíbrio, mas as primeiras aproximações perigosas foram pertencendo ao emblema visitante – embora sem significativos efeitos prácticos.

Por sua vez, o Sporting CP contou com a sua primeira oportunidade de golo, já perto dos 25 minutos, quando Geovany Quenda, em boa posição, atirou para a defesa de Rodrigo Morais, guardião adversário. A formação verde e branca cresceu e embora não tenha sido recompensada à primeira, seria à segunda para os jovens Leões e para Quenda: à passagem da meia hora, o camisola 11 fugiu da direita para dentro e de pé esquerdo atirou colocadíssimo para o fundo das redes, inaugurando o marcador.

Já pouco depois, só um corte in extremis de um defesa do CD Feirense evitou o 2-0 e o ‘bis’ de Quenda – cada vez mais interventivo. Na recta final, o Sporting CP impôs-se, monopolizou a posse de bola e saiu na frente para os derradeiros 45 minutos.

O reatamento trouxe um encontro mais animado e também novamente repartido. O CD Feirense, à procura de reentrar na discussão do resultado, mostrou-se no ataque e ficou muito perto do empate, sobretudo num um-contra-um de Eduardo Magina. Logo a seguir Gabriel Silva, para os juvenis Leoninos, também teve nos pés uma excelente ocasião, mas o desvio saiu frouxo e à figura.

A partir do banco de suplentes, José João lançou Sérgio Matos e Winilson Lopes ainda antes da hora de jogo e ambos mostraram cedo ao que vinham: Winilson só não festejou porque o seu remate sofreu um desvio quando se encaminhava para a baliza e Serginho viu Rodrigo Morais sacudir a sua tentativa. Novamente, depois de uma entrada melhor dos visitantes, chegava em força a resposta Leonina.

O jogo arrefeceu ligeiramente, fruto de algumas queixas físicas, sobretudo do lado nortenho, enquanto a equipa verde e branca foi refrescada com as entradas de Diogo Pereira e Gabriel Melo. À entrada para o último quarto de hora, o CD Feirense ainda introduziu a bola na baliza de Tiago Leitão, guarda-redes Leonino em estreia, mas o fora-de-jogo já estava assinalado e nada mudaria daí em diante, apesar do esforço final visitante.

Ora, sem sobressaltos de maior, o Sporting CP manteve o jogo sob o seu controlo e a margem mínima no marcador resistiu até ao apito final. Assim, vencido o conjunto que tinha acabado em primeiro na série B, segue-se agora uma visita ao GD Estoril Praia.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Konstantin Nikitenko (Mamadu Queta 81’), Francisco Machado, Rafael Mota, Denilson Santos (Diogo Pereira 70’), Eduardo Felicíssimo, João Simões [C], Geovany Quenda, Rodrigo Viola (Winilson Lopes 56’), Gabriel Silva (Gabriel Melo 70’) e João Infante (Sérgio Matos 56’).