Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Regresso em grande ao trilho das vitórias

Por Sporting CP
09 Dez, 2023

Sub-17 com exibição e resultado de mão cheia frente ao Casa Pia AC (5-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o Casa Pia AC por 5-0 na 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão. Argyris Chistodoulou, Rafael Camacho (dois), Flávio Gonçalves e Denilson Santos foram os autores dos golos Leoninos naquele que foi um regresso em grande aos triunfos após o penalizador empate em Coimbra na última jornada (1-1).

Desta vez, frente a um Casa Pia AC assente no terceiro lugar e que vinha de cinco jogos consecutivos sem perder, os jovens Leões - actuais líderes invictos da série - deram uma verdadeira demonstração de força em campo, com controlo do início ao fim, bom futebol e uma mão cheia de golos.

Determinados, os jovens Leões de José João Gomes entraram de forma dominadora e antes de decorridos os primeiros seis minutos já venciam por 1-0. Na sequência de uma bola parada, o cipriota Argyris Christodoulou encheu o seu pé direito para um pontapé de ressaca fortíssimo que só acabou no fundo das redes.

Mesmo assim, nada mudou na toada inicial do jogo, sendo o Sporting CP a ditar o ritmo da partida, jogada quase em exclusivo no meio-campo visitante. E se Flávio Gonçalves, pouco depois, deixou uma ameaça, o médio Rafael Camacho viria a confirmá-la à passagem do quarto de hora: recebeu a bola na meia-lua e atirou rasteiro e cruzado para o 2-0. Controlo e muita eficácia a verde e branco no Estádio Aurélio Pereira.

Já depois de João Rodrigues, capitão Leonino, ter tentado a sua sorte de muito longe - defesa apertada de Afonso Pereira - o Casa Pia AC esboçou uma tímida reacção para reentrar no duelo, porém continuou a ser a equipa sub-17 do Sporting CP a mais perigosa. Nas melhores oportunidades, Diogo Martins cabeceou ligeiramente ao lado e Denilson Santos, num cara-a-cara, não conseguiu levar a melhor sobre o guarda-redes dos gansos, mas o 3-0 chegaria ainda antes do intervalo para traduzir ainda mais fielmente a primeira parte de luxo dos jovens Leões.

Lançado em profundidade por Winilson Lopes, Flávio Gonçalves tirou Afonso Pereira do caminho com uma recepção fantástica e, depois, só teve de encostar para a baliza deserta – décimo golo da época para o jovem extremo.

Já para a segunda parte, José João Gomes lançou Sandro Nascimento para o lugar de Argyris Christodoulou e o ímpeto verde e branco manteve-se bem aceso. Logo no reatamento do encontro, Diogo Martins acertou no poste, enquanto, pouco depois, Rafael Camacho voltou a mostrar a sua frieza finalizadora ao ‘bisar’ para desenhar os contornos de goleada com o 4-0 - já inalcançável - perante um dos melhores conjuntos desta série Sul, mas que sentiu muitas dificuldades na Academia Cristiano Ronaldo.

Depois, Miguel Almeida, melhor marcador dos juvenis Leoninos, substituiu Diogo Martins e o Sporting CP, apesar do volume do resultado, não tirou o pé do acelerador e, já depois da hora de jogo, Denilson Santos, de cabeça, completou a mão cheia de golos no marcador.

Embora a partida já estivesse decidida por esta altura, o Casa Pia AC ainda cresceu ligeiramente no encontro, mas num par de transições rápidas deparou-se com um Alexandre Tverdohlebov pronto a mostrar trabalho na baliza verde e branca e nada mudou no resultado até ao apito final – a partir dos 85 minutos, já sem substituições, o Sporting CP acabou a jogar com dez pela saída do lesionado Denilson Santos.

Assim, os juvenis de José João Gomes seguem como a única equipa sem derrotas na série Sul e lideram de forma isolada, agora com 41 pontos, mais sete do que o SL Benfica, segundo classificado e próximo adversário dos jovens Leões no campeonato.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Rodrigo Cabrito (Daniel Costa, 78’), Atanásio Cunha, Afonso Lee (Diego Coxi, 78’), Denilson Santos, João Rodrigues [C], Winilson Lopes, Rafael Camacho (Frederico Gomes, 64’), Argyris Christodoulou (Sandro Nascimento, 46’), Flávio Gonçalves, Diogo Martins (Miguel Almeida, 54’).