Sub-17 só sabem ganhar
06 Set, 2025
Triunfo dos comandados de Pedro Pontes por 3-0 frente ao SC Farense
A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu o SC Farense por 3-0, na 3.ª jornada da série Sul do campeonato nacional do escalão, em jogo realizado no Estádio António Almeida Correia, em Alcochete.
Foi a quarta vitória em outros tantos jogos realizados pela equipa verde e branca, que já disputou a 13.ªjornada (invertida, diante do GD Estoril Praia).
Antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente no elevador da Glória, em Lisboa.
Aos três minutos, o Sporting CP inaugurou o marcador, através de José Lino, que encostou para a baliza uma excelente arrancada individual na esquerda de Duarte Tomás, que com uma magnífica iniciativa fez mais de meio golo.
Aos oito minutos e na sequência de uma excelente entrada em jogo da equipa Leonina, Francisco Cabeçana, após muito boa combinação com Duarte Tomás, flectiu para o lado direito, com o remate de pé esquerdo a sair ligeiramente ao lado da baliza do SC Farense.
Foi um início em excelente estilo dos comandados de Pedro Pontes. Aos 13 minutos, Manuel Costa perdeu uma fracção de segundo na área e gorou-se a possibilidade do 2-0, em nova combinação de muita qualidade da formação do Sporting CP.
O SC Farense tinha dificuldades para contrariar o jogo criativo e apoiado da equipa do Sporting CP.
Aos 23 minutos, José Lino, isolado por David Almeida – muito bons pormenores do extremo esquerdo que jogou pela direita – atirou ao lado da baliza da equipa algarvia.
Num jogo de sentido único e com muito boa circulação de bola da equipa do Sporting CP em vários momentos do jogo, David Almeida continuava a ser um ‘quebra-cabeças’ para a defesa algarvia, mas os remates continuavam a não ter a direcção mais desejada – a carência da equipa verde e branca nos primeiros 45 minutos.
Quando isso aconteceu, o guarda-redes do SC Farense também foi evitando o avolumar do marcador para a equipa de Pedro Pontes.
Ao intervalo, o Sporting CP vencia o SC Farense por 1-0, resultado muito curto para o intenso domínio verde e branco na partida, perante uma equipa algarvia que ficou um pouco mais ambiciosa no ataque nos últimos minutos do primeiro tempo.
Nos segundos 45 minutos, o Sporting CP continuou a patentear superioridade, mas sem concretizar nos instantes iniciais. Aos 47’, Manuel Costa isolado por passe a rasgar de Rodrigo Nogueira (boa entrada do médio centro no segundo tempo), não ultrapassou a oposição do guarda-redes do SC Farense.
Aos 55’, Guilherme Varela, central da equipa Leonina em estreia no Sporting CP em competições oficiais com jogo de qualidade, quase marcava na sequência de um pontapé de canto e logo a seguir, o 2-0, num magnífico remate de Duarte Tomás, de pé direito, perto do ângulo, após assistência de qualidade de Mário Almeida. Um golo de excelente execução de Duarte Tomás, a premiar uma exibição virtuosa do extremo Leonino.
Aos 63’, depois de novo grande trabalho de Duarte Tomás, Manuel Costa, na área, atirou de pé esquerdo para defesa de João Sancho, o melhor jogador da equipa do SC Farense no jogo.
Aos 79’ e no seguimento de um pontapé de canto curto, Leonardo Varela (exibição de energia contagiante de bom futebol do médio) fez o 3-0, de cabeça, na área, a dar ainda uma expressão mais justa ao bom futebol e exibição dos comandados de Pedro Pontes, que continuam num óptimo arranque de temporada.
Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna (Henrique Tavares, 64’) Mário Almeida, Guilherme Varela, Francisco Cabeçana, João Guerra (Rodrigo Nogueira, 46’), David Almeida (Rafael Fial, 64’) Leonardo Varela, Manuel Costa, José Lino (Vítor Conceição, 46’), Duarte Tomás [C] (Leonardo Paulin, 75’).