Pedro Pontes: "Satisfeito com o patamar de exigência que os jogadores colocaram"
06 Set, 2025
Rescaldo ao triunfo da equipa de sub-17 do Sporting CP na 3.ª jornada
Após o triunfo da equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal diante do SC Farense, por 3-0, o técnico da equipa Leonina, Pedro Pontes, fez a análise da partida para os meios de comunicação do Clube.
“Mais uma vez, reforçar a forma como entrámos no jogo. É o terceiro jogo consecutivo para o campeonato em que marcamos antes dos dez minutos e esse é um sinal importante que a equipa está a dar ao jogo, está a dar na forma como entra compenetrada e concentrada. Na primeira parte, depois do golo, entrámos num jogo mais confuso, sobretudo por alguma displicência em algumas acções técnicas e isso é algo que não pode acontecer. Temos de manter a concentração, manter o foco e sobretudo não ser displicente naquilo que nos dá mais qualidade ao jogo, que são as acções técnicas”, para depois dar a opinião sobre os segundos 45 minutos:
“Corrigimos o que tínhamos de corrigir ao intervalo do ponto de vista técnico e táctico, pedimos aos jogadores que o patamar de exigência fosse elevado, fosse aumentado e eles responderam bem, fizeram uma boa segunda parte, triplicámos o número de cruzamentos, fizemos quase o dobro de remates que tínhamos feito na primeira parte e isso deu sequência a mais oportunidades de golo. Criámos mais oportunidades, suficientes para que o resultado fosse mais dilatado, mas estamos sobretudo satisfeitos com o patamar de exigência que os jogadores colocaram, a intensidade e dar também os parabéns a quem veio do banco, porque conseguiram manter a energia da equipa e isso é o que esperamos de todos os jogadores, que é estarem sempre preparados para entrarem em qualquer momento”.
O técnico valorizou ainda mais um jogo sem sofrer golos da equipa de sub-17 do Sporting CP. “Tem a ver com a forma como estamos organizados, com a forma como pressionamos, mas sobretudo com a forma como queremos que a nossa equipa seja dominadora em meio-campo ofensivo. Se formos dominadores em meio-campo ofensivo estamos mais longe da nossa baliza e isso faz com que possamos recuperar a bola, mesmo quando a perdemos, em zonas mais altas e ter menos oportunidades criadas pelo adversário, que hoje não nos criou praticamente nenhuma oportunidade de golo. Mérito dos jogadores pela forma como conseguiram sair a jogar com qualidade, com assertividade e mérito também de toda a equipa que lutou por esse objectivo de não sofrer golos. Continuamos nessa senda e é assim que queremos continuar”.
Sobre a série de quatro vitórias consecutivas no campeonato, que se alarga para nove, se lembrarmos a vitória num torneio internacional de pré-época na China, Pedro Pontes realçou. “No total temos nove [vitórias], contando com o torneio que fizemos na China. São nove vitórias que nos dão confiança, mas é sobretudo reflexo do trabalho que fazemos semanalmente, mas não podemos dar nada como garantido, até porque a época é longa. Temos de continuar a trabalhar, manter os nossos níveis de intensidade e exigência e sobretudo, sermos os nossos próprios adversários, porque quando somos os nossos próprios adversários, acabamos por ter de nos superar a nós mesmos e superar os adversários no fim-de-semana”.
Quanto à integração dos reforços na equipa Leonina, Pedro Pontes vincou. “Tem sido uma adaptação normal, dentro do projecto desportivo que nós temos para eles [jogadores]. Obviamente que quando chegamos de novo temos de provar, não só o nosso valor, mas a capacidade de saber estar dentro de uma equipa, é isso, que temos feito. Temos dado oportunidade aos jogadores que chegaram de se conseguirem estrear e hoje foi o que aconteceu. Mais dois jogadores que fizeram o primeiro jogo oficial pelo Clube [Guilherme Varela e Leonardo Paulin], mais virão, mais jogadores temos para estrear e o mais importante para nós é que todos contam. Eles têm de lutar pelo seu espaço e lutando pelo seu espaço, vão ter as suas oportunidades”.
Guilherme Varela, central que fez o primeiro jogo oficial pelo Sporting CP, falou também aos meios de comunicação do Clube para analisar o triunfo por 3-0 frente ao SC Farense. “Entrámos com o foco de ganhar o jogo, metemos a bola a andar. Na segunda parte foi pedido que fizéssemos mais rupturas, mais cruzamentos, impusemos isso, eles tiveram de entrar no nosso jogo e garantimos a vitória”.
Sobre a estreia pelo Sporting CP, referiu. “Estou muito orgulhoso, era um sonho estrear-me com esta camisola e com uma vitória, ainda mais a titular, estou muito feliz”, agradecendo ainda pela rápida integração no Clube: “Senti-me sempre integrado, tenho sempre alguém como apoio”.