Jovens Leões visitaram o Centro de Dia de Alcochete
10 Dez, 2025
Contacto intergeracional fez-se com jogos, animação e muita partilha
Entre jovens e idosos, o Centro de Dia do Lar Barão de Samora Correia de Alcochete viveu, esta terça-feira, uma tarde diferente do habitual, tanto para uns como para outros. Um grupo de 12 jogadores residentes na Academia Cristiano Ronaldo – integrantes das equipas sub-17, sub-19 e sub-23 – levaram a animação aos utentes com toques na bola, jogos e muitas conversas.
“Foi um dia muito importante, porque uma boa percentagem da população de Alcochete, e concretamente desta geração, são grandes Sportinguistas”, começou por dizer Manuela Boieiro, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, sem dúvidas de que a experiência de partilha proporcionada vai ficar na memória de todos.
“Vai haver conversa para o resto da semana e até do mês! Foi, acima de tudo, uma oportunidade de estimulação cognitiva para os utentes, mas reparei também no ânimo com que apoiaram e ajudaram os idosos nas várias actividades. Creio que para os jogadores foi uma lição de vida”, acrescentou.


A iniciativa foi criada pelos departamentos de pedagogia e de psicologia da Academia, com o intuito de reforçar os laços com a comunidade e, ao mesmo tempo, frisar a importância das competências emocionais no desenvolvimento completo dos jovens jogadores Leoninos.
“Acreditamos muito que o seu desenvolvimento vai para lá da vertente táctica e física. As competências emocionais, como o respeito, a empatia e até a paciência, foi tudo o que assistimos neste dia. Acreditamos que tudo isto vai ajudá-los para a vida, porque formar no Sporting CP é mesmo isso”, sublinhou a psicóloga Bárbara Claro.
Algo que os próprios jovens Leões corroboraram em declarações aos meios de comunicação do Clube. “Foi incrível. Ligar-nos com estas pessoas faz-nos aprender também e pudemos ver a realidade das pessoas que vivem nos lares”, disse Mário Almeida, enquanto Leonardo Tavares elogiou a prestação dos utentes em todas as actividades, até nas mais físicas. “Foi uma actividade boa para todos. Espero que possamos chegar a estas idades tão bem preparados como eles nas actividades”, atirou, bem-disposto.
