Bela imagem deixada na CEV Champions League
10 Dez, 2025
Leões deram luta em casa do poderoso SVG Lüneburg
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 3-1 em casa dos alemães do SVG Lüneburg na primeira jornada da fase de grupos da CEV Champions League.
Apesar do desaire, o grupo orientado por João Coelho apresentou-se a um bom nível, dignificando o Clube e ficando perto do 2-2 que forçaria a 'negra' num recinto muito complicado.
Num dia histórico para a secção, com o regresso da equipa à alta roda da modalidade a nível europeu e logo na fase de grupos, João Coelho apostou em Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jonas Aguenier, Jan Pokeršnik e Lourenço Martins e nos líberos Gonçalo Sousa e Nicolás Perren para começar o desafio.

Nas bancadas, milhares de alemães enchiam e proporcionavam um grande ambiente na LKH Arena, Lüneburg, onde também estavam Sportinguistas.
O desafio contra os líderes da Liga Alemã seria sempre tremendo e o início da partida deixou isso evidente. O SVG Lüneburg arrancou com tudo e o serviço Daniel Gruvaeus deixou o resultado em 4-1. Pouco depois, com 8-3, João Coelho pediu o primeiro desconto de tempo.
Mesmo contra um serviço fortíssimo por parte dos visitados, criando muitos problemas aos Leões, o emblema de Alvalade melhorou. Destaque para o 11-7, fruto de um bom serviço de Kelton Tavares seguido de um bloco de Edson Valencia, e do 11-8, um grande ás de Kelton Tavares.
O SVG Lüneburg, no entanto, voltou a acelerar e a deixar o Sporting CP para trás, o que motivou João Coelho a pedir um novo desconto de tempo aos 18-12. Com naturalidade, o set chegou ao fim no 25-18. 1-0 para os germânicos.

No segundo set, continuou a superioridade da formação da casa, mesmo perante o bom início do Sporting CP - nota para o fantástico bloco de Jonas Aguenier (5-4) e o ás de Sergey Grakin (6-6).
Muito massacrado pelo fortíssimo serviço do SVG Lüneburg, Jan Pokeršnik deu lugar a Jan Galabov a meio do set, com o camisola 3 a entrar bem. Pouco depois, duas boas finalizações de Edson Valencia e outra de Jonas Aguenier, mas já era tarde. Com 25-19, os da casa chegaram ao 2-0.
Era a hora do Sporting CP reagir para evitar o 3-0 e foi precisamente o que aconteceu ao terceiro set, principalmente a partir do parcial favorável de 5-0 que virou de 5-2 para 5-7 com Jan Galabov - que conseguiu um ás, assim como Kelton Tavares pouco depois (7-9).
Estava bem melhor o emblema de Alvalade, que cegou aos 13-17, perante um SVG Lüneburg que, pela primeira vez no encontro, estava a cometer vários erros. No entanto, os alemães conseguiram recuperar e empatar a 20, prometendo um final de set emocionante.
Foi o que aconteceu, com ponto cá, ponto lá e com Edson Valencia a aparecer. Foi Lourenço Martins, contudo, que fez os dois pontos finais ao apostar no bloco-fora e o Sporting CP chegou aos 25-23, reduzindo o marcador para 2-1.

Já com o SVG Lüneburg mais alerta em relação à capacidade do Sporting CP, o quarto set teve um início equilibrado. 3-3, 6-6 e 8-8 antes da formação da casa disparar para o 13-9. Os visitantes reagiram com um grande bloco de Lourenço Martins e um ás de Kelton Tavares, mas o resultado passou, pouco depois, para um desfavorável 16-12.
Foi vez do Sporting CP acelerar e Mads Kyed Jensen, com uma bela bola, encostar a um ponto (17-16). Seguiam-se vários grandes momentos de Edson Valencia; ponto, bloco e, depois, ponto novamente no seguimento de (mais um) grande serviço de Kelton Tavares. Num ápice empate a 20 e tudo em aberto.
A turma verde e branca chegou a estar na frente (21-22), mas o SVG Lüneburg reagiu e foi mais forte nos últimos pontos, passando para a frente e fechando em 25-23 com um serviço de Lourenço Martins para fora. No final, 3-1.
Os Leões vão, agora, receber o SC Espinho no sábado para a Liga. O regresso à CEV Champions League está marcado para 6 de Janeiro, com uma recepção aos polacos do Aluron CMC Warta Zawiercie.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (6), Marx Aru, Sergey Grankin (1), Kelton Tavares (8), Edson Valencia (18), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (6), Jan Pokeršnik (3), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Kyed Jensen (1) e Lourenço Martins (11).