Boa atitude não evitou derrota em Espanha
10 Dez, 2025
Desaire por 94-79 frente ao Surne Bilbao Basket, na 1.ª jornada da 2.ª ronda da FIBA Europe Cup
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu esta quarta-feira, na casa do Surne Bilbao Basket, por 94-79, na 1.ª jornada da 2.ª ronda da FIBA Europe Cup.
Um desaire em casa de uma equipa que milita no campeonato mais competitivo da Europa – a Liga ACB de Espanha – com brio e muito boa atitude da formação Leonina, mas que não foi suficiente para evitar a derrota, num jogo em que à entrada para o último quarto, o Sporting CP estava em desvantagem por 74-63, diferença que assentava na menor percentagem de eficácia nos lançamentos de dois pontos – 62 por cento contra 52 por cento – pois nos triplos, as equipas registavam ambas 42 por cento de sucesso, número muito assinalável para ambos os conjuntos.
Foi no quarto quarto que a diferença cresceu, com o Sporting CP a acusar um pouco o cansaço e a ter menos discernimento à procura das melhores soluções de lançamento – a eficácia também decaiu.
O início de jogo do Sporting CP foi muito prometedor. Dois triplos seguidos, um de Stephan Swenson e outro de Claude Robinson, deram primeiras vantagens à formação verde e branca, mas sem que a equipa basca descolasse no marcador, pois respondeu na ‘mesma moeda’.
Por essa altura, a equipa Leonina ‘vacilou’ mais pelos lançamentos de dois pontos, com o Sporting CP a jogar de igual para igual e a ter dois lances de três pontos, por cestos e faltas sobre Diogo Ventura e Francisco Amarante. A equipa Leonina foi muito competitiva e chegou ao final do 1.º quarto a perder por 26-23, com muita consistência em todos os capítulos de jogo, incluindo os ressaltos.
O Sporting CP também entrou muito bem no 2.º quarto, com um triplo de Diogo Ventura para empate a 26 pontos e até chegou a passar para a frente a 32-33, com um lançamento triplo de Diogo Ventura, que havia sido antecedido por empate a 30 pontos, assinado por Harden-Hayes. Tudo isto perto da metade do segundo quarto, com Rui Palhares e Brandon Jonhs (à vez), a imporem boa presença na zona perto do cesto.
Contudo, a equipa espanhola tomou de novo a dianteira, com o Sporting CP a ter algumas perdas de bola sem lançamento e o intervalo a chegar com 49-38 – Claude Robinson marcou um espectacular triplo, mas já depois da buzina, por um triz.
No terceiro quarto, continuou a haver bons momentos Leoninos, como por exemplo quatro pontos consecutivos de Robinson e dois triplos também seguidos, de Francisco Amarante, que ajudaram a baixar a desvantagem para menos de dois dígitos: 67-59.
A equipa de Bilbao terminou o terceiro quarto na frente por 74-63, com o acerto nos triplos a valer essa diferença.
No quarto quarto, o Sporting CP esteve mais errático no lançamento: aos 88-76 com menos de 3’ para jogar, mesmo com um ‘gancho’ de João Fernandes, as hipóteses de triunfo Leonino eram muito remotas e tornaram-se impossíveis no final, para um resultado de 94-79, que mostrou uma equipa Leonina aplicada e com bons momentos, mas que não resistiu ao poder ofensivo e até maior capacidade física – estatura e peso – do forte conjunto espanhol.
Sporting CP: Brandon Johns (16), Uwais Razaque, Malik Bowman, Maleeck Harden-Hayes (2), Miguel Correia, Rui Palhares (6), Francisco Amarante (25), Claude Robinson (7), Diogo Ventura [C] (8), João Fernandes (4) Malik Morgan (2), Stephan Swenson (9).