Regresso categórico às vitórias
04 Out, 2025
Sub-17 golearam o SCU Torreense (5-0)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SCU Torreense por 5-0, este sábado de manhã, na oitava jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
Depois de três jogos sem vencer (dois empates e uma derrota), os juvenis Leoninos deram uma resposta inequívoca ao golear num jogo que dominaram do início ao fim. Martim Ribeiro (‘bis’), Henrique Tavares, Duarte Tomás e Francisco Simões foram os autores dos golos.
Assim, o Sporting CP mantém-se na liderança da prova, agora com 17 pontos, embora os perseguidores SL Benfica e Real SC tenham um jogo a menos.
E não podia ter sido mais eficaz a entrada Leonina no Estádio Aurélio Pereira: com apenas cinco minutos decorridos, Paulo Rodrigues incorporou-se ao ataque e cruzou com precisão para um cabeceamento mortífero de Martim Ribeiro na área que valeu o 1-0. Seria o início perfeito.
Seguiu-se uma reacção esforçada do SCU Torreense, mas o verdadeiro perigo teve sempre tons de verde e branco, como demonstrou uma incursão de José Garrafa pela direita que terminou com um remate que saiu muito perto do poste.
Já à passagem da meia hora de encontro, a eficácia do Sporting CP voltou a ser total e, em dois minutos, ‘disparou’ no marcador com dois golos de rajada. Depois de o lateral Henrique Tavares ter aproveitado uma má abordagem defensiva adversária para aumentar a vantagem, Martim Ribeiro revelou, de novo, toda a sua frieza e não perdoou um cara-a-cara para ‘bisar’ e fazer o 3-0. Um golpe afirmativo na partida e numa equipa da zona Oeste - com apenas uma vitória na época e seis pontos amealhados - que ficou desde logo com vida muito dificultada em Alcochete.
Até ao intervalo, o marcador não sofreu alterações, mas Afonso Marques e Martim Ribeiro dispuseram de ocasiões soberanas para o fazer. No entanto, o 4-0 seria apenas uma questão de tempo, e decorridos quatro minutos da segunda parte - já com Francisco Cabeçana e Vítor Conceição em campo - o capitão Duarte Tomás concretizou-o com um violento pontapé cruzado para o fundo das redes.
E foram os jovens Leões a continuar a escrever a história do encontro. Depois de o guarda-redes Valdir Nascimento, em estreia na baliza verde e branca, ter feito a sua primeira defesa com uma excelente intervenção – com o pé -, a insistência de Francisco Simões resultou no 5-0 final, apontado com um remate rasteiro. Um resultado avolumado, mas até final não faltaram oportunidades para o dilatar ainda mais.
Garantidos os três pontos com uma exibição categórica em casa, na próxima jornada a equipa sub-17 do Sporting CP visita a A. Académica de Coimbra.
Sporting CP: Valdir Nascimento [GR], Paulo Rodrigues (Francisco Cabeçana, 46’), Mário Almeida, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Rodrigo Nogueira (Guilherme Figueiredo, 65’), Francisco Simões, Afonso Marques (Sandro Ferreira, 57’), José Garrafa (Vítor Conceição, 46’), Duarte Tomás [C], Martim Ribeiro (José Lino, 57’)