Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sub-17 somam e seguem

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Eficácia chegou na segunda parte frente ao Real SC (2-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting CP recebeu e bateu o Real SC por 2-0, este sábado de manhã, no encontro relativo à 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Embora já tenham assegurada a passagem para a fase de apuramento de campeão, os jovens Leões de Pedro Pontes continuam isolados na liderança e não tiram o pé do acelerador. Com uma exibição dominadora em que a eficácia só pecou por tardia – golos de Afonso Marques e Martim Ribeiro – o Sporting CP atingiu a quarta vitória consecutiva e o nono jogo seguido sem perder, uma vez que a última (e única) derrota foi precisamente em casa do Real SC.

No Estádio Aurélio Pereira, os juvenis do Sporting CP impuseram-se e entraram com tudo. Prova disso foram as várias aproximações perigosas à baliza adversária conseguidas que rapidamente deram um sentido único à partida (16-1 em remates ao intervalo), mas ficou a faltar o golo. A mais flagrante deu-se ainda antes dos dez minutos quando o poste negou o 1-0 a Martim Ribeiro.

Embora esta entrada forte verde e branca se tenha esbatido com o passar da primeira parte, o Sporting CP manteve-se no controlo e sem qualquer réplica ofensiva do lado visitante. Antes do intervalo, um remate de Vítor Conceição em força não saiu muito longe do alvo, porém o nulo estava para ficar, embora não por muito mais tempo.

E o segundo tempo começou da mesma forma que o anterior: com os jovens Leões a ameaçarem o golo. Desta feita, um desvio de Martim Almeida ficou a centímetros de entrar na baliza.

Foi, então, passada a hora de jogo, que a eficácia tão procurada pelo Sporting CP chegou e logo em dose dupla para arrebatar de vez os três pontos. Antes disso, Martim Ribeiro ainda viu o guardião Gonçalo Almeida tirar-lhe a hipótese de festejar. Já aos 66 minutos, o avançado verde e branco encontrou Afonso Marques na área e este correspondeu atirando a contar.

Inaugurado finalmente o marcador, os comandados de Pedro Pontes só precisaram de três minutos para voltar a ‘facturar’: o recém-entrado Francisco Cabeçana cruzou de forma perfeita e à meia-altura para a entrada de Martim Ribeiro, que à ponta-de-lança assinou o 2-0 – e o seu quarto tento em oito jogos no escalão.

Depois de tanto tentar, tudo se resolveu num ‘abrir e fechar de olhos’. Até final, a vitória verde e branca nunca foi colocada em causa, nem após a expulsão (acumulação de amarelos) de Salvador Fortuna, já em período de descontos.

A três jornadas do fim, a equipa sub-17 do Sporting CP lidera a tabela com 36 pontos e na próxima jornada tem dérbi marcado com o SL Benfica, segundo classificado (29 pontos, mas menos um jogo), no Estádio Aurélio Pereira.

Sporting CP: Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna, Guilherme Varela, Alexandre Rosado, Henrique Tavares (Francisco Cabeçana, 62’), Leonardo Varela, Martim Almeida (João Guerra, 70’), Afonso Marques (Guilherme Figueiredo, 80’), David Almeida (Duarte Tomás, 62’), Vítor Conceição, Martim Ribeiro (Manuel Costa, 70’)