Leoas afastadas ao cair do pano
13 Dez, 2025
Sporting CP eliminado pelo SC Braga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Minho na manhã deste sábado e saiu derrotada diante do SC Braga por 1-0, em encontro relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Quando já cheirava a prolongamento, as comandadas de Micael Sequeira sofreram o golo já perto do final, aos 87 minutos, e não conseguiram inverter o desfecho.
Para o duelo frente às arsenalistas, o técnico verde e branco promoveu três alterações em relação à partida diante do Rio Ave FC, lançando Georgia Eaton-Collins, Daniela Arques e Maísa Correia no onze inicial. Telma Encarnação, devido a um síndrome gripal, foi baixa de última hora.
A entrada das Leoas no Estádio Amélia Morais foi afirmativa e, logo no primeiro minuto, Beatriz Fonseca surgiu desmarcada na área, deixando o primeiro sinal de alerta. Foi o início de um período de maior domínio do Sporting CP, que se instalou no meio-campo ofensivo nos minutos inaugurais da partida.
Aos oito minutos surgiu a primeira aproximação perigosa do SC Braga, mas Ashley Barron mostrou-se atenta e resolveu a situação com segurança. Na resposta imediata, aos 9’, Carolina Santiago protagonizou uma jogada de insistência, rodou sobre a marcação e rematou com perigo, com a bola a passar a centímetros da baliza defendida por Patrícia Morais.
Já aos 17’, na sequência de um contra-ataque bem desenhado, Malu Schmidt apareceu em boa posição no lado oposto do campo e rematou à baliza de Anna Wellmann, mas a bola voltou a sair desviada pela linha de fundo.
À passagem da meia hora de jogo, o encontro mantinha-se muito disputado, com ambas as equipas a assumirem uma postura cautelosa, à procura de ferir o conjunto adversário, mas sem conseguirem criar ocasiões flagrantes de golo. Ainda assim, o Sporting CP mostrava-se mais dominante, com maior posse de bola e presença no meio-campo ofensivo.
Aos 40 minutos, Cris encontrou espaço para rematar à baliza verde e branca, mas Anna Wellmann controlou a trajectória da bola sem dificuldades e o intervalo chegou com o marcador a registar um nulo. Apesar do maior domínio territorial do Sporting CP e de algumas aproximações perigosas de parte a parte, o encontro pautou-se pelo equilíbrio, pela organização defensiva das duas equipas e pela escassez de ocasiões claras de golo.
O SC Braga regressou mais forte dos balneários e esteve perto de inaugurar o marcador logo na primeira jogada da segunda parte, mas Malu Schmidt não conseguiu finalizar da melhor forma um lance conduzido em velocidade pela ala. As minhotas mantiveram-se por cima nos minutos iniciais e um forte remate de Zoi van de Ven obrigou Anna Wellmann a uma defesa apertada, desviando o esférico para canto.
Empurrado para trás, o Sporting CP foi procurando contrariar o pendor ofensivo das anfitriãs, mas continuou a evidenciar algumas dificuldades para ultrapassar a linha defensiva das bracarenses.
Até que, aos 58’, Flor Bonsegundo conduziu um contra-ataque rápido, mas Carolina Santiago não conseguiu receber em zona de finalização. Ainda assim, o Sporting CP manteve a posse e, na sequência da insistência, Ashley Barron avançou pelo corredor, disparou um forte remate e acertou com estrondo na barra da baliza defendida por Patrícia Morais.
A os 60 minutos, Micael Sequeira promoveu uma tripla alteração, lançando Cláudia Neto, Jeneva Gray e Brittany Raphino para refrescar as peças. Com o nulo teimosamente a resistir, Ana Capeta tentou a sua sorte aos 70’, sem sucesso, e cinco minutos depois o técnico verde e branco voltou a mexer na equipa, à procura da vitória, fazendo entrar Érica Cancelinha e Samara Lino no terreno de jogo.
A crescer no jogo com as alterações, o Sporting CP foi assumindo o controlo e pressionando, à procura de marcar um golo que evitasse o prolongamento. Aos 84’, Jeneva Gray rematou à figura de Patrícia Morais e, pouco depois, na sequência de um livre, Ashley Barron cabeceou por cima.
Contra a corrente do jogo, o SC Braga chegou ao golo aos 87 minutos. Num momento de inspiração individual, Ásdís Halldórsdóttir arrancou em velocidade pelo corredor esquerdo, meteu para dentro e desferiu um remate potente, com a bola a bater no poste, a passar por detrás de Anna Wellmann e a acabar por entrar, de forma caprichosa, na baliza da guardiã alemã.
Já para lá do tempo regulamentar, Patrícia Morais negou o empate por duas ocasiões. Madison Haugen ainda tentou a sua sorte de muito longe e, mesmo com Anna Wellmann a subir nos instantes finais, o Sporting CP não conseguiu igualar o marcador. Um desfecho cruel ao cair do pano, apesar da atitude combativa das Leoas, que ao longo dos 90 minutos procuraram a vitória, mas não foram eficazes e acabaram afastadas da competição.
Sporting CP: Anna Wellmann, Georgia Eaton-Collins (Érica Cancelinha, 75’), Ana Capeta, Brenda Pérez [C], Madison Haugen, Carolina Santiago (Jeneva Gray, 60’), Daniela Arques (Samara Lino, 75’), Beatriz Fonseca, Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 60’), Ashley Barron, Maísa Correia (Brittany Raphino, 60’). Treinador: Micael Sequeira. Disciplina: cartão amarelo para Daniela Arques (22’).