Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting B perde em casa com o Vizela

Por Jornal Sporting
29 Ago, 2016

Ao intervalo o jogo registava um empate, mas na segunda parte o Vizela desmoronou o nulo

O Sporting perdeu esta segunda-feira com o Vizela, por 1-2, no CGD Stadium Aurélio Pereira, para a  5.ª jornada da Liga Ledman Pro. O treinador João de Deus fez apenas uma alteração, relativamente ao onze que iniciou a partida em Famalicão — saída do cabo-verdiano Jovane Cabral para a entrada de Elves.

 Assim sendo, a baliza ficou entregue a Pedro Silva; defesa composta por David Sualehe, Ivanildo, Guilherme Ramos e Mamma Baldé; meio-campo com Guima, Fábio Martins, Bilel e Elves; frente de ataque entregue ao colombiano Leonardo Ruiz e Ricardo Almeida.

Nos primeiros 45 minutos as duas equipas jogaram amarradas nas linhas intermediárias, com cada m2  a ser discutido milimetricamente. Pouco tinta se derramou numa etapa inicial que contou com o primeiro remate, através de Fábio Martins, apenas aos 30 minutos.

As duas grandes áreas só não foram colocadas a arrendar, porque a espaços a irreverência do jovem de 16 anos, Elves Baldé, pôs à prova o guardião Pedro Albergaria, através de cruzamentos venenosos, pela ala direita.

O Vizela apostou num bloco defensivo baixo, o que obrigou o Sporting CP a subir as linhas e, muitas vezes, a apostar num guarda-redes ‘libro’ em que interceptava a bola logo na primeira linha e a servir de bandeja os laterais Mama Baldé e Sualehe.

Quem esteve em destaque na primeira parte, sendo o melhor homem em campo nessa fase, foi Ivanildo Fernandes: primeiro num grande corte, ao minuto 28, quando Kukula a se preparava para almejar a baliza de Pedro Silva, depois aos 38’ tirando a redondinha dos pés de Mário Mendonça na hora H.

Na segunda parte a caixa de pandora do Vizela abriu, o jogo ganhou maior comprimento, e o perigo foi rondando cada vez mais a área da formação bracarense. Um remate de Bilel, com um desvio traiçoeiro do defesa João Cunha, aos 59’, leva a bola a bater caprichosamente no poste direito da baliza de Pedro Albergaria.

Mas, no mundo do futebol, a sorte de uns é paga pelo infortúnio de outros. Dois minutos depois do Sporting CP ter cheirado o golo, o Vizela acaba por se adiantar, de grande penalidade. António Nobre puniu uma falta de Mama Badé  sobre Filipe Augusto e, na conversão, Elízio abriu o activo.

O pendor atacante da equipa leonina não diminuiu, mas os comandados de José Ribeiro voltaram a sorrir para o jogo, com um cruzamento da direita de Mário Mendonça e Kukula num remate fulminante de cabeça a aumentar a contagem do Vizela.

Podia esperar-se o render da guarda, mas o leão nunca se vergou e ocasiões de golo do Sporting CP sucederam-se à catadupa: aos 73’, remate em arco de Pedro Marques, a rasar o poste esquerdo; aos 78’ Empis num cruzamento e Guilherme Ramos sobre a linha de golo a permitir uma grande defesa de Pedro Albergaria; aos 82’ remate perigosíssimo de Guima, e milagrosamente a bola não entra.

Tantas vezes a bola vai ao cântaro que aos 86 minutos por lá ficou: o reforço Leonardo Ruiz reduz de grande penalidade. O leão podia ter sido recompensado mas francamente a baliza do Vizela estava benzida a água benta. Último lance, derradeiro suspiro: Mama Baldé de cabeça a atirar sobre a barra da baliza.

O Sporting B soma a terceira derrota em casa, em outros tantos jogos na Academia. Após a 5.ª jornada da Liga Ledman Pro, os leões estão no 20.º lugar da classificação, com apenas quatro pontos.

Para análise de João de Deus e para os amantes da estatística fica o dado: três jogos em casa, oito golos sofridos, sete dos quais na segunda parte. Saiu ao intervalo a vencer um e a empatar três. Na etapa complementar a esperança deu lugar à desilusão. Há muito para mudar, mas felizmente há matéria-prima para trabalhar.