Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leonel Pontes: “Temos de estar no nosso melhor”

Por Sporting CP
29 Nov, 2019

Sub-23 defrontam o CD Aves no sábado

Na antevisão da partida deste sábado frente ao CD Aves, o treinador dos sub-23 do Sporting Clube de Portugal, Leonel Pontes, perspectivou um encontro difícil.

“Vamos jogar contra uma equipa madura e a quem ganhámos na segunda jornada por 0-4. Fizemos um bom jogo mas a equipa adversária demonstrou qualidade e tem um conjunto de bons jogadores. Na última partida, ganharam ao Vitória SC, antes tinham perdido com o SC Braga e conseguiram uma vitória frente ao Vitória FC por 2-0. Isto significa que é uma equipa que tem qualidade e uma boa dinâmica. O treinador, depois de ter estado na equipa principal, voltou aos sub-23 e, portanto, vai ser um encontro de dificuldade elevada. Temos de estar no nosso melhor para vencer”, começou por dizer, fazendo depois uma análise à equipa do CD Aves.

“Muitas vezes, as grandes dificuldades nos jogos somos nós que as criamos. Temos perdido alguma dinâmica colectiva, fruto da rotação de jogadores entre a equipa A e os sub-19. Não deixamos de ser competitivos nem de lutar pelos resultados, mas perdemos essa dinâmica e queremos retomá-la. Esta é uma formação que, jogando com dois avançados, coloca outro tipo de problemas. São os dois muito móveis e têm qualidade e maturidade para criar-nos dificuldades. Gostam de sair a jogar e têm sucesso porque têm bons médios, que organizam o jogo e sabem as decisões que vão tomando ao longo dos 90 minutos. Nas bolas paradas, os seus jogadores têm uma boa envergadura e podem criar-nos obstáculos. Ainda assim, temos de pensar em nós enquanto equipa, naquilo que podemos fazer e nas nossas competências, virtudes e defeitos, de forma a levar de vencido o adversário”, disse, abordando depois o facto dos Leões estarem em primeiro lugar no campeonato.

“Temos de saber lidar com a pressão. Há sempre uma grande vontade de manter o primeiro lugar mas, ao mesmo tempo, há algum receio de o perder. Ainda assim, isto é jogar com aquilo que o campeonato nos dá. Estamos em primeiro e queremos manter-nos nesse lugar, pelo que temos de competir, lutar e ser uma equipa ‘à Sporting CP’: competitiva, forte, mandona e que tenha capacidade de controlar o adversário e o jogo”, rematou.

Matheus Nunes, jogador dos Leões, fez também uma análise ao adversário.

“São uma equipa forte, como demonstraram na temporada passada, quando foram campeões da Liga Revelação. Este ano não começaram tão bem mas têm muita qualidade e jogadores que, com espaço, podem resolver a partida. Temos de pressionar, não deixar jogar e assumir o encontro porque sei que vamos conseguir ganhar”, referiu, abordando também o facto da equipa Leonina ser primeira na competição.

“Não sentimos pressão, sentimos responsabilidade. Estamos em primeiro lugar e somos o Sporting CP, um grande Clube. Temos de entrar sempre para ganhar, assumir o jogo e, se fizermos isso em todos os jogos, vamos estar mais próximos de vencer”, disse.

Com um início de campeonato perfeito, os sub-23 alcançaram depois alguns resultados menos positivos, algo que não retira o foco à formação verde e branca.

“No início do campeonato, as outras equipas ainda não nos conheciam tão bem. Com o passar do tempo, tiveram mais informações para estudarem os nosso jogadores, a nossa forma de jogar e as nossas tácticas. Por isso, os jogos tornaram-se mais difíceis mas estamos a voltar ao ritmo que tínhamos vindo a impor no início da época. Com tempo e trabalho, vamos voltar aos bons resultados”, assegurou.

Por fim, Matheus Nunes falou também sobre a chamada de diversos elementos dos sub-23 à equipa A.

“Independentemente dos jogadores que vão treinar à equipa principal, temos de estar focados nos sub-23 pois o nosso objectivo principal é vencer na Liga Revelação para que nos possamos destacar de forma colectiva e, consequentemente, de forma individual. Depois disso, logo se vê quem é chamado à equipa principal ou não”, finalizou.