Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Sub-23 iniciam segunda fase a vencer

Por Sporting CP
24 Jan, 2023

Leões impuseram-se ao Leixões SC num festival de golos (5-4)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, esta terça-feira à tarde, o Leixões SC por 5-4 num grande jogo de futebol, referente à primeira jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação.

Fransciso Canário, Kiko Félix, Marco Cruz, Domingos Andrade e David Moreira marcaram os golos da vitória dos Leões, que estiveram sempre no comando do resultado, mas tiveram de lutar até ao último segundo para garantir esta que foi a segunda vitória seguida na prova.

Comparativamente ao onze que bateu o GD Estoril Praia (3-2) no fecho da primeira fase, a formação verde e branca apresentou-se com três alterações: David Monteiro, Marco Cruz (capitão) e Francisco Canário foram titulares, saindo Martim Marques, Rafael Nel e André Gonçalves.

Desde o apito inicial, a equipa de Matosinhos foi conseguindo impor-se nos duelos e acabou por testar por duas vezes o guardião Papuna Beruashvili ainda nos primeiros dez minutos. No entanto, seria o Sporting CP, nas suas primeiras oportunidades, a assumir a vantagem no marcador, mostrando uma eficácia demolidora a abrir - e, depois, a fechar - a primeira parte.

Num livre cobrado por Lucas Dias, David Moreira cabeceou para a defesa do guarda-redes adversário, mas na recarga o avançado Francisco Canário foi oportuno e encostou, com insistência, para o fundo das redes. Feito o primeiro, os jovens Leões não se ficaram por aqui e numa jogada fantástica Kiko Félix fez o 2-0, finalizando aquilo que construiu a meias com João Daniel, no passe vertical, e Francisco Canário, na rápida tabela que assistiu o camisola dez.

17 minutos e arranque de sonho para o conjunto verde e branco, que continuou a contar, lá atrás, com um intransponível Beruashvili perante a reacção nortenha.

Até ao intervalo, o duelo manteve-se repartido e apesar das aproximações a ambas as balizas parecia que o 2-0 iria prevalecer, contudo, rapidamente tudo mudou. Na sequência de uma bola parada, uma mão na bola aos 40 minutos resultou num pontapé de penálti e no golo do Leixões SC, que a seguir só não chegou ao empate graças a uma ‘mancha’ do guardião verde e branco.

Além disso, e já em cima do intervalo, os jovens Leões voltariam a castigar o emblema adversário com muita eficácia. Canário fez a sua segunda assistência no encontro e, desta feita, foi Marco Cruz a aparecer na área, fixando o 3-1 ao intervalo, que voltava a manter os visitantes à distância no marcador, mas que de tudo fizeram para se manterem vivos na partida.

No reatamento, a eficácia verde e branca voltou a aparecer e numa questão de apenas três minutos do segundo tempo, Domingos Andrade, de cabeça, e David Moreira, de pé esquerdo, dilataram a vantagem até ao 5-1, mas ainda haveria muito por jogar.

Ora, mesmo assim, o aguerrido conjunto do Leixões SC não desistiu e continuou a lutar, fazendo a sua parte no que acabaria por ser um verdadeiro festival de golos. Depois de ter reduzido, logo a seguir, por Rúben Candal, já aos 70 minutos Arome fez o 5-3, mantendo viva a esperança visitante, apesar da dificuldade da tarefa – e a disputa seria mesmo até ao fim.

As oportunidades de golo continuariam a aparecer até ao apito final, sobretudo para o Sporting CP, porém voltou a ser o Leixões SC a festejar. Depois de Canário, Lucas Dias e David Moreira ameaçarem para os Leões, Arome ainda fez o 5-4 a poucos minutos do fim, mas a vitória seria mesmo Leonina, ficando garantida mesmo no último suspiro quando Beruashvili segurou o cabeceamento derradeiro do guarda-redes João Correia no tudo por tudo visitante.

Somados os primeiros três pontos em disputa nesta segunda fase, os sub-23 Leoninos chegam assim aos nove, antes de visitar o Portimonense SC.

Sporting CP: Papuna Beruashvili [GR], David Monteiro, João Pereira, Domingos Andrade, David Moreira, João Daniel (Amadu Baldé 68’), Marco Cruz [C], Rafael Besugo (Gabriel Tavares 53‘), Kiko Félix (Lamarana Jallow 77‘), Lucas Dias e Francisco Canário (Nicolai Skoglund 77‘).