Desaire em casa
26 Ago, 2025
Sub-23 derrotados pelo CD Santa Clara
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, na manhã desta terça-feira, por 0-1 na recepção ao CD Santa Clara para a quarta jornada da série B da Liga Revelação.
Com Miguel Gouveia, guarda-redes de 17 anos, em estreia pelos sub-23, o emblema de Alvalade começou por ter mais bola numa primeira parte em que não abundaram as oportunidades de parte a parte.
Aos 10', Diogo Martins tentou a sua sorte, mas o remate saiu muito ao lado. O avançado cabeceou, pouco depois, para as mãos do guarda-redes visitante, mas o lance acabaria por ser anulado por fora-de-jogo.
Do outro lado, o CD Santa Clara ficou perto do golo aos 25', quando Daniel Silva apareceu em posição muito perigosa, mas Miguel Alves bloqueou o remate com muita qualidade. O mesmo Daniel Silva deu trabalho a Miguel Gouveia cerca de dez minutos depois.
O conjunto dos Açores chegaria mesmo ao único golo do desafio aos 36', quando Tiago Queiroz surpreendeu tudo e todos com um belo remate ao ângulo.
Até ao intervalo, destaque para a maior ocasião Leonina: cruzamento de Micael Sanhá da esquerda para Guilherme Santos dominar e acertar... no poste. O empate esteve muito perto, mas o encontro foi mesmo para o descanso com 1-0 no marcador.
A equipa técnica operou três alterações ao intervalo, lançando Winilson Lopes, Martim Peixoto e Sérgio Matos para os lugares de Daniel Costa, Paulo Iago e Micael Sanhá, e o segundo tempo contou com mais aproximações perigosas.
Aos 57', por exemplo, o Sporting CP voltou a atirar ao poste, desta feita num tremendo remate de Sérgio Matos de longe. Na recarga, Sandro Nascimento ficou a centímetros de marcar. O CD Santa Clara respondeu através de Daniel Silva, mas Miguel Gouveia realizou uma grande defesa para canto.
Estava por cima, no entanto, o Sporting CP, com Sérgio Matos como principal protagonista ao rematar em mais duas ocasiões. Na segunda, João Afonso defendeu com qualidade.
A menos de meia-hora dos 90', Chris Grombahi e Konstantin Nikitenko substituíram Guilherme Santos e Diogo Martins e foi precisamente Konstantin Nikitenko quem impediu o 0-2 com um corte de cabeça aos 72'.
O ritmo baixou até ao final, com destaque para um cabeceamento de Winilson Lopes a desviar num adversário antes de terminar nas mãos do guardião (84'). O camisola 15 voltou a investir aos 90+5', mas sem pontaria. Assim, o 0-1 prevaleceu no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Os Leões só voltam a jogar em Setembro, visitando o GD Estoril Praia.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 45'), Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Rayhan Momade, Guilherme Santos [C] (Chris Grombahi, 66'), Paulo Iago (Martim Peixoto, 45'), Rafael Camacho, Diogo Martins (Konstantin Nikitenko, 66'), Sandro Nascimento e Micael Sanhá (Sérgio Matos, 45').