Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Estamos numa boa fase"

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

Sub-23 jogam esta sexta-feira (11h00) em casa do SC Farense para a Liga Revelação

A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal defronta o SC Farense, esta sexta-feira no Estádio do Algarve, a partir das 11h00, para a 15.ª jornada da Série B da Liga Revelação. Em antevisão à partida, o treinador Leonino, Filipe Neto, abordou o jogo diante da equipa algarvia, que catalogou de importante, mas não decisivo, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Este último jogo [GD Estoril Praia] pela forma que foi e sendo em casa, foi para nós bastante importante, não pelo resultado, mas pela forma como conseguimos abordar o jogo nos diferentes momentos. E terminar o jogo desta forma [triunfo por 3-2] depois de equipa estar em desvantagem no marcador por [1-2] acaba sempre por dar um alento maior. O SC Farense também está num bom momento, apresenta uma boa série de jogos. Acho que vai ser um jogo bastante interessante para nós, já o foi no jogo em nossa casa, em que tivemos bastantes dificuldades a enfrentá-los e pela forma como reagimos às dificuldades que eles nos criaram. Não vemos o jogo como decisivo, mas como um jogo importante. Faltam três jogos e muita coisa pode acontecer”, atentou sobre as contas na classificação. Separados por dois pontos na tabela, neste momento o Sporting CP (20 pontos) é quarto classificado - última vaga de acesso à próxima fase - e o SC Farense é quinto (18).

Para Filipe Neto, o jogo diante do conjunto de Faro vai ter muitos duelos, que importa ganhar. “Eles [SC Farense] vão querer ganhar o jogo, tal como nós. Vai ser um jogo em que quem conseguir ganhar mais duelos vai ter uma vantagem grande no jogo. Estamos preparados para isso, queremos entrar com esse mindset no jogo e depois é a qualidade, procurar o que queremos durante o jogo defensivamente e ofensivamente”, projectou. 

E adaptação às dificuldades é um dos preceitos que caracteriza a equipa sub-23 do Sporting CP, nas palavras de Filipe Neto. “Não procuramos jogos perfeitos, procuramos conseguir adaptar-nos àquilo que as situações nos dão. Temos vindo a demonstrar que temos uma capacidade de resposta muito grande, tanto à adversidade, como à felicidade. Esta equipa está mais do que preparada para estar em patamares mais altos. Todos os jogadores têm vindo a demonstrar que têm capacidade para poder jogar. Sentimos que estamos no caminho correcto e queremos ganhar o próximo jogo”, sublinhou o técnico verde e branco.

Num modelo que potencia transições de jogadores entre equipas da formação do Sporting CP, Filipe Neto destaca a identidade de jogo transversal no Clube e a forma como os jogadores assimilam bem a ideia: “Estamos preparados para que aconteça esse fluxo de jogadores acima e abaixo. Para nós é um desafio conseguir criar dinâmicas e ligações entre eles. Com o processo de treino e com o tempo que temos tido juntos, temos vindo a evoluir, mesmo que haja essa alternância de jogadores. Acreditamos muito que há uma ideia comum, uma ideia Sporting CP para podermos apresentar nos jogos e isso espelha-se depois em resultados e em exibições”, concluiu. 

O avançado Victor Guzmán, que também lançou o próximo jogo, somou os seus primeiros minutos da temporada nos últimos encontros da Liga Revelação, depois de uma questão burocrática e uma lesão terem impedido a sua utilização mais cedo na época. Aos meios de comunicação do Clube, o jogador mostrou-se satisfeito por poder dar o seu contributo à equipa.

“Estou muito contente por ter tido a oportunidade de começar a jogar. Era algo que queria e sinto que a equipa técnica está a dar-me confiança no dia-a-dia e tenho muito para dar à equipa”, começou por dizer.

Relativamente ao encontro a disputar no Algarve, o avançado espera uma partida de grau elevado de dificuldade: “Sinto que vai ser um jogo bastante renhido. O SC Farense tem vindo a trabalhar bem, apresenta uma defesa muito sólida, mas creio que com o trabalho que temos feito nestes últimos jogos vamos levar este jogo de vencido”, apontou o jovem peruano.

E também o dianteiro desvalorizou a situação classificativa como critério importante na definição da história do jogo: “Nada se define por uma equipa estar à frente da outra, porque todos os jogos são muito equilibrados. Confio no que vamos fazer no jogo de amanhã”.

Certeza é, para o jogador, o crescimento do nível da equipa do Sporting CP. “Estamos a ter mais confiança, a conhecermo-nos mais, sinto que o grupo está a adquirir cada vez mais confiança e estou a gostar bastante disso”, afirmou, por fim, Victor Guzmán.