Filipe Neto: "São estes os jogos que queremos disputar"
13 Dez, 2025
Sub-23 visitam o SCU Torreense este domingo (15h00)
A equipa de sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se este domingo ao Estádio Nacional para defrontar o SCU Torreense, às 15h, em jogo relativo à 7.ª jornada da Série B da Liga Revelação, disputada em ronda invertida.
Numa fase decisiva da competição, os Leões procuram prolongar o bom momento – são cinco os jogos sem perder - e somar pontos importantes na luta pelo apuramento para a fase de campeão. O empate (2-2) frente ao SC Farense, na última jornada, deixou marcas positivas no grupo, sobretudo pela resposta dada perante a adversidade, algo que Filipe Neto fez questão de sublinhar.
"Foi um jogo muito interessante para nós, num estádio icónico, como é o Estádio do Algarve, frente a uma equipa que está a disputar o acesso à fase de campeão connosco e que tem tido muito bons resultados nos últimos jogos. Sofremos um golo cedo e isso voltou a demonstrar o carácter desta equipa. Conseguimos reagir, conseguimos passar para a frente do jogo e adaptámo-nos muito bem àquilo que o jogo nos estava a dar", começou por analisar, em declarações aos meios do Clube.
"Acho que merecíamos ter ganho o jogo, mas dentro daquilo que foi a nossa estratégia, eles cumpriram à risca e conseguiram ter uma prestação muito positiva", completou o treinador, já com o olhar no próximo desafio. Do outro lado estará agora um SCU Torreense já apurado para a fase seguinte, mas que, na opinião de Filipe Neto, em nada vai facilitar a tarefa aos Leões.
"O SCU Torreense é uma equipa bastante madura, com jogadores com alguma experiência. Não acredito que encarem o jogo de forma diferente por já estarem apurados. Ainda por cima, jogam em casa, ainda que no Estádio Nacional, outro estádio icónico. Acreditamos que vai ser um jogo bastante difícil para nós, mas é este tipo de jogos que nós queremos. Queremos testar-nos", antecipou.
A abordagem passa por encarar o momento como um estímulo competitivo. "Queremos sentir isto como uma motivação. É um jogo importante, pelo que dita na classificação. Ainda assim, temos de mostrar uma vontade maior para encarar estas dificuldades que vamos ter, porque vamos tê-las, procurar as nossas ideias e aquilo que queremos para o jogo, para podermos, no final, ter um bom resultado", frisou.
Invicto há cinco partidas, o conjunto verde e branco tem vindo a crescer como grupo. Num escalão marcado pelas muitas alterações no plantel ao longo do campeonato, o treinador sente que as ligações entre os jogadores estão a consolidar-se.
"Estamos a conseguir pôr em prática aquilo que procuramos. Existe uma grande ligação entre os jogadores e isso é reflexo do trabalho em conjunto", explicou.
Também Martim Peixoto acredita que o percurso reflecte o crescimento do plantel. "Temos evoluído muito e isso mostra que estamos juntos. Por consequência, temos tido bons desempenhos e bons resultados", referiu o avançado, para quem o objectivo principal passa por "passar à próxima fase e ficar nos quatro primeiros".
"Estes dois jogos são duas finais e só dependemos de nós para estar no apuramento de campeão, que é o que mais desejamos", garantiu Martim Peixoto, que não vê diferenças na abordagem aos jogos fora de casa. "Não muda nada jogar em casa ou fora. Temos de encarar todos os jogos da mesma maneira, sempre à vitória, unidos do início ao fim".