Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Troféu Francisco Stromp apresentado

Por Sporting CP
12 Ago, 2019

Pela primeira vez com cinco modalidades

Foi apresentada esta segunda-feira a edição 2019 do Troféu Francisco Stromp, competição realizada há vários anos que pretende homenagear uma das mais importantes figuras da história do Sporting Clube de Portugal e apresentar as equipas das modalidades aos Sócios Leoninos. De forma inédita, o Troféu Francisco Stromp vai contar com cinco modalidades: futsal, andebol, hóquei em patins, basquetebol e voleibol.

A conferência de imprensa, que teve lugar no auditório do Pavilhão João Rocha, contou com Alexandre Ferreira, membro do Conselho Directivo, Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades, e os treinadores Nuno Dias (futsal), Thierry Anti (andebol), Paulo Freitas (hóquei em patins) e Luís Magalhães (basquetebol). Gersinho, técnico da equipa de voleibol, encontra-se no Brasil - os trabalhos apenas se iniciam em Setembro - e não conseguiu comparecer.

Miguel Albuquerque foi o primeiro a falar aos jornalistas presentes, destacando a história e as conquistas do Clube de Alvalade. "Mais uma vez, é o eclectismo do Sporting CP que nos traz aqui. São poucos os clubes no Mundo que contem a sua história como o Sporting CP o faz com tantas conquistas em tantas modalidades. Mas esta história não se construiu apenas na base das promessas do eclectismo. Construiu-se com Esforço, Dedicação e Devoção que nos levou à Glória em várias modalidades. É essa Glória que nos faz trabalhar para inscrevermos o nosso nome na história do Sporting CP", começou por dizer o dirigente.

Para Miguel Albuquerque, homenagear Francisco Stromp é um orgulho e um dever. "É um dos nossos fundadores. Queremos homenageá-lo e homenagear o que fez por nós. É por isso que, ano após ano, vamos organizando esta competição que marca o início da época desportiva das nossas modalidades de pavilhão. Este ano com uma nuance especial, com o basquetebol, que regressou ao nosso Clube", lembrou, dando de seguida as boas-vindas aos treinadores e fazendo um apelo aos Sportinguistas. "Para estes homens terem sucesso, não nos podemos esquecer dos nossos adeptos e do apoio deles em tardes e noites de glória na temporada passada. Peço que nos continuem a apoiar por este país fora nos bons e nos maus momentos. Desejo a todos uma excelente época desportiva. Que seja o início de mais uma época de glória para o Sporting CP. Os nossos objectivos passam e passarão sempre por vencer. Vencer, vencer cada vez mais dia após dia para amanhã sermos melhores do que somos hoje", rematou.

Seguiu-se Nuno Dias, treinador da equipa de futsal que vai defrontar os espanhóis Jaén FS no Troféu Francisco Stromp (domingo, 18 de Agosto, 18h30). "Este troféu, que serve como apresentação aos nossos Sócios, é um troféu muito importante para nós porque diz respeito a alguém que, no passado, fez muito pelo Sporting CP e foi responsável por hoje estarmos aqui todos a torcer pelo nosso Clube e pelas conquistas do Sporting CP. É importante aproveitar o momento para apresentarmos o que temos feito nestas primeiras unidades de treino. É uma fase precoce da época, mas, tal como em todos os momentos de avaliação, queremos ser bem pontuados. É mais um momento em que vamos perceber se aquilo que temos feito está a ser ou não bem feito. Esperamos, no domingo, até porque é Dia de Sporting e o futebol também joga, apresentar o futsal com o pavilhão cheio", disse o líder dos Campeões Europeus de futsal.

Thierry Anti, que orienta a equipa de andebol, começou por se dirigir aos presentes em português, pedindo desculpa por ter de passar a falar em inglês. O treinador francês mostrou-se ansioso pelo encontro contra o Vitória FC que se vai realizar às 20h30 do próximo dia 28 de Agosto. "Sei que este troféu, o Troféu Stromp, é um momento importante na vida do Sporting CP. Vamos jogar contra o Vitória FC. Gosto de criar uma boa ligação com os meus atletas e com os meus adeptos. É um momento importante para estarmos com os adeptos. Eles vão ver a nova equipa. Talvez nem todos os jogadores possam jogar, mas é uma nova equipa. Peço aos adeptos que venham ver este jogo e espero vencer este troféu. Sei uma pequena parte da história do Sporting CP. Sei que Francisco Stromp foi um homem importante na história deste Clube, pelo que respeito este troféu e farei o meu melhor para apresentar um bom jogo", garantiu.

Os Campeões Europeus de hóquei em patins vão defrontar a AD Sanjoanense para o Troféu Francisco Stromp a 14 de Setembro (16h00). Paulo Freitas, técnico Leonino, pediu o apoio dos adeptos para vencer uma prova muito importante para o Sporting CP. "É um troféu importante porque pretende homenagear e perpetuar uma figura incontornável do universo Sportinguista. É como todo o empenho que o vamos encarar contra um adversário que é uma referência do hóquei pelos títulos já conquistados, pela envolvência que normalmente tem através dos seus adeptos. Também temos essa envolvência e queremos continuar a contar com o apoio dos adeptos da forma que sempre o fizeram, com o carinho que sempre transmitiram. Os nossos objectivos passam por continuar a entrar em todos os momentos de decisão porque isso é o ADN do Sporting CP. É dessa forma que vamos entrar dessa nova época. É assim que vamos discutir este troféu para começarmos a consolidar e solidificar o que queremos para a nova época", frisou.

Por fim, Luís Magalhães. O Troféu Francisco Stromp dos Leões dos cestos vai acontecer sexta-feira, 27 de Setembro, com uma recepção à AD Ovarense pelas 20h00. "Faço minhas as palavras dos meus colegas no que diz respeito à importância de Francisco Stromp. Agradeço todo o empenho de Miguel Afonso e de toda a direcção do Sporting CP na construção do plantel para a nova época. Fizemos um plantel muito interessante para colocarmos a equipa a funcionar e responder ao desejo de todos os Sportinguistas, que é ver o Sporting CP no topo da modalidade", lembrou.

Já a equipa de voleibol vai receber o SC Caldas às 15h00 de domingo, 13 de Outubro.