Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Não facilitar e mostrar a nossa qualidade em campo"

Por Jornal Sporting
13 Nov, 2015

Antevisão de Frankis Carol ao 'derby' de amanhã frente ao Benfica

Eram apenas dois cubanos que chegavam a Portugal, em Novembro de 2011. Pouco ou nada se conhecia e a própria percepção do andebol no país dos irmãos Castro não era propriamente grande. Yailan Hechavarria, lateral direito, não teve grande sucesso por cá; Frankis Carol, ao invés, tornou-se uma das maiores referências concretizadoras do Clube, contribuindo para a conquista de três Taças de Portugal e uma Supertaça. Falta-lhe ‘só’ o Campeonato Nacional, grande objectivo do primeira linha para esta temporada.

“Se depender de mim é este ano, vai ter de ser. Estivemos perto de conquistar o título no ano passado, não conseguimos, e queremos muito que seja este ano, até como prémio para o Sporting que é a minha segunda família e trata-me super bem”, confessa o jogador numa reportagem ao Jornal Sporting desta semana, onde explica o início na modalidade.

“Em Cuba a modalidade preferida e mais jogada é o beisebol mas o andebol também tem um Campeonato, embora com um modelo diferente do português: é mais local, por regiões, e o mais relevante é a selecção. Comecei a jogar na escola com dez anos por mera brincadeira, como qualquer miúdo, e comecei a gostar”, recorda. “Tinha praia perto de Matanzas, onde vivia, mas nos desportos joguei apenas basquetebol e fiz levantamento de pesos. Preferi o andebol, fui para uma escola de desporto da minha terra jogar e estudar e cheguei à selecção. Depois queria mais, sonhava ser profissional e sair do país para evoluir como jogador. Falei com um amigo que abordou a minha situação com um empresário e cheguei ao Sporting mas foi um processo complicado porque naquela altura, em finais de 2011, não era tão simples”, complementa.

Correu tudo bem e hoje, a par de Pedro Portela, Frankis é o melhor artilheiro da equipa sendo um polivalente que pode cumprir funções em qualquer posição da primeira linha. Amanhã, frente ao Benfica, o cubano espera poder dar prolongamento à boa série de resultados conseguidos desde 2013/14, entre jogos do Campeonato, Taça e no Torneio Internacional de Viseu (sete vitórias e dois empates). “Para sermos campeões temos de ir ganhando jogos e o próximo com o Benfica vai ser mais um difícil, contra uma boa equipa e que tem apenas uma derrota. As coisas têm corrido bem nos últimos ‘derbies’ mas não podemos facilitar e queremos mostrar em campo a nossa qualidade”, analisa.

O Sporting-Benfica, a contar para a 11.ª jornada da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1, realiza-se amanhã, sábado, às 18h30 no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal. O jogo terá transmissão em directo e em exclusivo no Canal do Clube.