Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Silva: "Quero um Sporting CP que ganhe e jogue muito bem"

Por Sporting CP
02 Jul, 2020

Técnico de 36 anos assume o comando da equipa de andebol

Aos 36 anos, e depois de na época passada ter sido o braço direito de Thierry Anti, Rui Silva assume agora o comando técnico da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal. Em entrevista concedida à Sporting TV, o treinador, que conta no currículo com passagens pelo FC Porto e pela ADA Maia/ISMAI, admite que, apesar de ter plena noção da “responsabilidade” que é liderar o projecto Leonino, sente-se “preparado para dar alegrias aos adeptos”.

O cumprir de um sonho há muito esperado
“Sinto uma alegria enorme por ter alcançado um dos meus objectivos profissionais. Hoje é um dia muito feliz para mim, alcancei um objectivo que tinha traçado há muito tempo. Deixei de jogar aos 20 e poucos anos porque entendi que nunca conseguiria ser um jogador de topo. Na minha ideia, fazia sentido apostar na carreira de treinador pois, se o fizesse mais cedo, conseguiria um dia chegar a um clube de topo em Portugal”.

A próxima época
“A equipa do Sporting CP na próxima época será extremamente competitiva e candidata ao título. Vai lutar por todos os troféus nacionais e tentar chegar o mais longe possível na nova versão da Liga Europeia. Pode existir preocupação com a saída de alguns nomes, mas estamos a preparar um ciclo de renovação com atletas muito competitivos que vão continuar a dar alegrias aos adeptos e a mim dão-me muita segurança”.

A aposta na formação
“Esta ano vamos integrar no plantel dois atletas que foram cedidos na época passada e que já jogaram num clube da primeira divisão: o Salvador Salvador e o Joel Ribeiro. São atletas com muita qualidade que não vêm para fazer número, mas sim para acrescentar e ajudar a alcançar os nossos objectivos. Vamos também integrar quatro atletas dos juniores, apesar de um deles ter ainda idade de juvenil, porque acreditamos que o processo de crescimento do Clube passará muito pela integração de jovens talentos para que estes possam evoluir com os mais experientes”.

A aprendizagem e a amizade com Thierry Anti
“Trabalhar com Thierry Anti foi fantástico. Criámos uma grande empatia e, apesar de nenhum de nós conhecer o trabalho do outro previamente, percebemos que partilhávamos muitas das ideias de jogo que cada um tinha. Além disso, o Thierry tornou-se um grande amigo para a vida. Aprendi muito com ele no que diz respeito à gestão do ritmo de jogo porque ele vem de uma realidade diferente que é o campeonato francês”.

As competições europeias
“A nova Liga Europeia vai ser uma mini-Champions. O emagrecimento da EHF Champions League não permitiu que grandes nomes do andebol europeu como o Sporting CP pudessem integrar a prova. Vamos jogar com nomes como o Füchse BH ou SSC Karlsruhe da Alemanha, equipas que chegam sempre muito longe nas provas internacionais e que têm jogadores fantásticos. Também o AA León, nome grande do campeonato espanhol, vai estar presente, tal como o CS Dinamo Bucareste”.

O andebol depois da pandemia
“Este será um período em que todos os treinadores vão ter de reinventar-se porque não há literatura em relação a como preparar uma equipa depois de uma pandemia. O tipo de treino que eles têm mantido não é suficiente pois, como é óbvio, baixaram os índices de força e reactividade. Se adoptássemos o mesmo regime de pré-época que antes era habitual, as lesões seriam inevitáveis. Este ano vamos aumentar o período preparatório e vamos ter uma pré-época para a pré-época. Vamos começar com um período de quatro semanas para recuperar os atletas e em Agosto podemos começar a pré-época dita normal”.

O ambiente no Pavilhão João Rocha
“Recordo-me do primeiro jogo em casa e da música que é cantada no início. Fiquei arrepiado e comovido até. Os adeptos são o oitavo jogador, motivam muito a equipa. Sempre gostei do Clube, mas hoje tenho um carinho ainda mais especial porque os Sportinguistas apoiam-nos independentemente do resultado. Celebram quando ganhamos, mas quando as coisas não correm bem são os primeiros a apoiar, algo que não acontece em todos os grandes clubes. Quero vê-los a apoiar-nos ao vivo mal seja possível. Tudo faremos para podermos celebrar todos juntos no final da temporada”.

As ideias do treinador
“Acredito que o andebol se baseia em dois pontos muito importantes: defesa e contra-ataque. Se formos extremamente eficazes a defender e a contra-atacar, nunca vamos precisar do ataque. No entanto, vamos ter uma defesa muito agressiva e muito pressionante. Vamos acelerar na fase da transição ofensiva, queremos marcar muitos golos dessa forma. Quando isso não for possível, vamos trabalhar o ataque de forma inteligente e apelativa para quem assiste. Queremos um Sporting CP que ganhe, mas que também jogue muito bem”.