Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Venham os ‘oitavos’ da EHF European League

Por Sporting CP
02 Mar, 2021

Andebol está na próxima fase, apesar do desaire frente ao Füchse Berlin

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se à Polónia, esta terça-feira, onde saiu derrotada às mãos do Füchse Berlin, por 29-19, em jogo da última jornada da fase de grupos da EHF European League.

Já com a presença nos ‘oitavos’ previamente assegurada, os Leões não puderam contar com o contributo dos indisponíveis Carlos Ruesga e Nuno Roque, assim como do reforço Edmilson Araújo. Por outro lado, destaque para a presença dos outros dois reforços de Inverno na convocatória, Daniel Andrejew e Tomislav Špruk, este último em estreia e logo com minutos.

Sem nada a perder, a equipa Leonina entrou em campo com o objectivo de conseguir a melhor classificação possível e mostrou-se muito tranquila, tanto a atacar como a defender, nos primeiros dez minutos, altura em que o resultado se fixava em 4-4. Pedro Valdés foi o jogador com sinal mais neste arranque ao marcar três golos, sendo decisivo na hora de atacar a baliza.

A partir daqui os alemães, com um plantel recheado de internacionais, aproveitaram algumas precipitações no ataque verde e branco e fizeram o tabuleiro de jogo pender mais para o seu lado, conseguindo uma vantagem importante (8-5). Ainda assim, o timeout pedido por Rui Silva logo a seguir fez com que os seus pupilos voltassem a equilibrar as contas (8-7).

Até ao período de descanso, o Sporting CP actuou alguns minutos em inferioridade numérica, devido às exclusões de Jens Schöngarth e Darko Đukić, o que dificultou muito a tarefa verde e branca de se aproximar no placard. Em sentido inverso, o Füchse Berlin aproveitou esse cenário para dilatar a vantagem e chegar ao intervalo a vencer por quatro golos (14-10).

O regresso para a segunda parte não correu de feição aos Leões, que consentiram um parcial de 5-1 nos primeiros nove minutos, explicado por algumas finalizações precipitadas e pela exibição em crescendo do guarda-redes alemão (19-11). Detentor de uma vantagem cada vez mais confortável, o Füchse Berlin passou a controlar as operações, ao mesmo tempo que se notava cada vez mais o cansaço e a falta de discernimento no conjunto verde e branco.

Nos últimos dez minutos, o Sporting CP aumentou a produção ofensiva e tentou diminuir a diferença, mas também aqui as exclusões de Pedro Valdés e Dmytro Doroshchuk assumiram um papel decisivo. Apesar da derrota por 29-19, os Leões seguem agora para os oitavos-de-final, onde vão defrontar os polacos do Wisla Płock SA. A primeira mão joga-se dia 23 de Março, no Pavilhão João Rocha, e a segunda a 30 de Março, na Polónia.  

Sporting CP: Aljosa Cudic [GR], Pedro Valdés [C] (5), Jens Schöngarth (2), Francisco Tavares (3), Salvador Salvador, Tiago Rocha (3) e Tomislav Špruk; Manuel Gaspar [GR], Dmytro Doroshchuk (2), Darko Đukić (1), Joel Ribeiro (3), Tomás Ferreira, Daniel Andrejew, Eduardo Almeida, Duarte Seixas e Matevž Skok [GR]