Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões rugem mais alto no dérbi

Por Sporting CP
07 Abr, 2021

Andebol vence na recepção ao SL Benfica

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, o SL Benfica por 31-29 na 14.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Num dérbi equilibrado, a excelente prestação dos Leões nos minutos finais fez a diferença.

Sem os reforços de inverno Daniel Andrejew, Edmilson Araújo e Tomislav Špruk por se tratar de um jogo em atraso da primeira volta e ainda com a ausência de Jens Schöngarth, que tem estado em bom plano, o Sporting CP entrou em campo bastante limitado no que a quantidade de opções diz respeito. Ainda assim, nem por isso foi dominado pelo rival encarnado e o desafio teve início com o equilíbrio habitual que caracteriza os dérbis.

Cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Luís Armindo Pires, antigo andebolista verde e branco que faleceu no último domingo, deu-se início ao embate no Pavilhão João Rocha. Matevž Skok até começou com uma defesa, mas foi o SL Benfica a inaugurar o marcador por intermédio de Kévynn Nyokas. Respondeu, do outro lado, Francisco Tavares, que converteu um livre de sete metros para o empate a um golo. Seguiram-se minutos de golo cá, golo lá com um andebol nem sempre bem jogado ou, sequer, interessante a nível táctico e técnico.

Matevž Skok continuava em bom nível na baliza e o Sporting CP, em certas ocasiões, criava bons momentos colectivos. Carlos Ruesga finalizou um deles aos cinco minutos e, pouco depois, Salvador Salvador apontou o 6-5 de contra-ataque. Foi a primeira vantagem Leonina no dérbi, mas o equilíbrio continuou. Tiago Rocha também começou a aparecer com qualidade aos seis metros e Francisco Tavares, dos sete metros ou da ponta-direita, brilhou no primeiro tempo, apontando quatro golos.

O Sporting CP cresceu ao longo da metade inicial e, a cerca de oito minutos do intervalo, Arnaud Bingo facturou de contra-ataque depois de um roubo de bola sensacional (11-10). Apesar das exclusões quase consecutivas de Dmytro Doroshchuk e de Salvador Salvador, dois elementos especialmente importantes a nível defensivo, o conjunto orientado por Rui Silva conseguiu terminar a primeira parte na frente. Depois de mais uma bela intervenção de Matevž Skok, Pedro Valdés fez o 14-12 - a primeira vantagem de dois golos em todo o desafio. O SL Benfica ainda reduziu e, assim, o resultado assinalava 14-13 para os visitados ao intervalo.

O ritmo e a intensidade aumentaram para a segunda parte, com o número de golos a crescer bastante. Foi o SL Benfica a entrar com dois golos e a tomar a liderança do marcador, mas Tiago Rocha e Francisco Tavares voltaram a colocar o Sporting CP na frente. Na defesa, o bloco do emblema de Alvalade, constituído por Dmytro Doroshchuk, Pedro Valdés e Salvador Salvador, brilhava, o que obrigou a algumas alterações na estratégia benfiquista.

As igualdades no resultado continuaram e, mesmo com os dois golos seguidos de Carlos Ruesga e com o chapéu vistoso de Tiago Rocha aos 44 minutos, o Sporting CP não conseguia distanciar-se do adversário. A um quarto de hora do fim, os dois rivais tinham 21 golos cada um, mas uma ligeira aceleração do SL Benfica fez com que os Leões ficassem com dois tentos de desvantagem (21-23).

Contudo, e num momento crucial em que a reacção podia definir o desfecho final, o Sporting CP respondeu da melhor maneira: três golos seguidos, por intermédio de Nuno Roque, Dmytro Doroshchuk e Carlos Ruesga, com uma defesa importante de Matevž Skok pelo meio, viraram as contas para 24-23. Voltaram o equilíbrio e as diferenças de apenas um golo, ora de um lado, ora do outro.

O momento-chave aconteceu quando, com 26-25 no marcador (depois dos golos de Francisco Tavares e de Joel Ribeiro), Matevž Skok defendeu um remate do SL Benfica e, de seguida, Carlos Ruesga apontou um grande golo e Pedro Valdés, no contra-ataque seguinte, fez o 28-25. Num ápice, o Sporting CP passou a ter três golos de vantagem e soube geri-la da melhor maneira até tocar a buzina dos 60 minutos.

Carlos Ruesga, figura em grande destaque ao apontar oito golos, voltou a brilhar para o 29-26 e Nuno Roque aumentou a diferença para quatro golos a meenos de três minutos do fim. Até ao final, destaque para o grande golo de chapéu de Arnaud Bingo e para o cartão vermelho exibido a Francisco Tavares. O SL Benfica ainda reduziu para 31-29, mas o triunfo não fugiu aos Leões, que souberam ser mais fortes nos minutos finais e amealharam mais uma vitória no Campeonato Placard Andebol 1.

Sporting CP: Pedro Valdés [C] (4), Tomás Ferreira, Carlos Ruesga (8), Dmytro Doroshchuk (1), Tiago Rocha (6), Eduardo Almeida, Francisco Tavares (6), Salvador Salvador (1), Manuel Gaspar [GR], Arnaud Bingo (2), Nuno Roque (2), Darko Đukić, Joel Ribeiro (1) e Matevž Skok [GR].